segunda-feira, 25 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Mineração, cacau e agropecuária puxam são setores que mais geraram empregos na indústria do Pará

Somente em maio, esses setores geraram 1,4 mil postos de trabalho no Pará, estado onde 170 empresas estão em programas de incentivos fiscais como investimento do governo estadual para o desenvolvimento econômico
A Mineração é um dos setores que mais puxa empregos no estado do Pará (Foto: Marco Santos/Agência Pará)

Mais de 4 mil postos de trabalho formais foram gerados de janeiro a maio de 2023 na indústria no do Pará. Foi o melhor resultado da região Norte do Brasil. Pelos dados do Ministério do Trabalho e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a mineração, o cacau e a agropecuária foram os segmentos que mais puxaram esses empregos.

“A indústria paraense vem apresentando bons resultados na geração de empregos formais. Só em maio, gerou cerca de 1,4 mil postos. A expectativa é positiva para o restante do ano. Nossa estrutura portuária e logística avançou. As políticas de qualificação precisam ser permanentes, estratégicas e abrangentes para agregar valor nas produções”, analisa Everson Costa, técnico de pesquisa do Dieese-PA.

Sobre o comparativo entre admitidos e desligados nos cinco primeiros meses deste ano, Everson Costa, ressalta que o resultado positivo de 2023, em relação aos novos postos de trabalhos formais no setor da indústria, é o dobro do saldo de postos de trabalho obtidos pela mesma indústria, nesse período, em 2022.

Parte do êxito da indústria se deve às Políticas Públicas de Incentivos fiscais do Governo, que são voltadas para o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável em território paraense. Atualmente, 170 empresas recebem incentivos do Estado.

“Cria um ambiente favorável aos negócios, resultando no aumento do emprego formal e renda para a população. As empresas apoiadas recebem incentivos fiscais que reduzem em até 90% os impostos que elas precisam operar”, reforça o secretário o titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Paulo Bengtson,


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

(Da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Pará)