A Polícia Federal apreendeu um computador possivelmente ligado a uma rede de pedofilia, nesta quinta-feira (19), no aeroporto de Redenção, no sul do Pará. Foi cumprido um mandado de busca e apreensão num estabelecimento comercial, que foi alvo da operação “Jay Jay”. No equipamento, há indícios de ter sido usado para transmissão de fotos e vídeos ilegais, envolvendo crianças e adolescentes.
A investigação partiu do rastreio de Redes P2P — peer to peer, que conectam entre si usuários sem a necessidade de um servidor intermediário, como as conhecidas redes de torrent — e a PF identificou que a conexão partiu de um estabelecimento comercial dentro do Aeroporto de Redenção. Por isso o local foi alvo do mandado de busca e apreensão cumprido nesta manhã.
O proprietário do computador ou autor do crime ainda não foi identificado. A partir da perícia e análise do equipamento, será possível obter mais informações para se chegar à pessoa que fez os compartilhamentos, que poderá responder pelo crime de armazenamento e compartilhamento de imagens pornográficas de crianças e adolescentes, entre outros crimes. É possível chegar a outras pessoas envolvidas.
O nome da operação faz referência a um antigo desenho infantil chamado “Jay Jay, o Jatinho”, numa alusão ao fato de os crimes investigados terem sido cometidos dentro do aeroporto de Redenção.
(Da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Lutador Michel Pereira, de Tucumã, diz que a família foi ameaçada por posicionamento pró-Israel
- Egito convida Brasil para reunião sobre crise humanitária em Gaza; restam 150 brasileiros na zona de conflito
- Idoso é preso por suspeita de estupro de vulnerável em São Félix do Xingu
- Polícia Federal investiga lavagem de R$ 150 milhões no Pará e mais 3 estados