Luiz Fernando, Davi, Caíque e Gustavo, alunos da escola municipal Professor Deilton Dias, de Ourilândia do Norte, no sul do Pará, conquistaram o segundo lugar da 47ª Mostra de Foguetes. Foi um evento extensivo da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), realizado em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro. A equipe vice-campeã foi recebida com festa e já inspiram outros alunos a se dedicarem às ciências.
O projeto do qual os alunos fazem parte começou em 2022, com supervisão da professora Aline Magalhães e potencializado pela diretora Sônia Pimenta, com todo o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Ourilândia do Norte (Semed). O secretário professor doutor José Leite agradeceu ao suporte dado pela gestão do prefeito Dr. Júlio César (Avante) e vice-prefeito Alessandro Machado (Avante). Empresários da cidade também patrocinaram a viagem dos estudantes.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Prefeitura Ourilândia do Norte (@pmourilandiadonorte)
Para os alunos, a experiência foi inesquecível. Foi um momento de conhecer outro estado, outras pessoas e lidar com profissionais da astronomia e astronáutica. “Muito gratificante. Pela primeira vez saímos da nossa cidade e fomos participar de um evento nacional, no Rio de Janeiro, com vários profissionais e pessoas diferentes. E conquistamos o segundo lugar. Estamos muito felizes!”, disseram Luiz Fernando e Davi.
“Esperamos que no ano que vem possamos mandar ainda mais equipes, de avião ou de ônibus. Mas o principal é incentivar e estimular que mais estudantes participem e possam trazer mais conquistas como essa. Foi um trabalho de muitas mãos e só tenho a agradecer a todos os envolvidos”, comentou José Leite. O prefeito Dr. Júlio pessoalmente foi à escola Deilton Dias para cumprimentos os alunos e participar da festa de comemoração pela vitória.
Na avaliação da professora Aline Magalhães, cheia de orgulho da equipe, a conquista do segundo lugar, numa competição escolar nacional, é o resultado de um projeto bem-sucedido. “É com esses projetos que conquistamos futuros cidadãos interessados e compromissados com o futuro do nosso país”, disse.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional, com informações da Prefeitura de Ourilândia do Norte)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Copa José Valto 2023, promovida pela Prefeitura de Ourilândia, chega ao fim com a maior premiação da história
- Governo do Pará anuncia concurso do Corpo de Bombeiros com mais de 1,9 mil vagas
- Número de crianças do Pará vivendo na pobreza diminuiu 2% em 4 anos, diz Unicef; 91,2% ainda vivem em condições inadequadas