Um menino que mora na Vila Renascer, na Extensão Apyterewa, em São Félix do Xingu, chamou a atenção por questionar a ação de agentes da Força Nacional na operação de desintrusão. De forma inocente, enquanto a mãe gravava um princípio de confronto entre moradores e os agentes federais na semana passada, ele expressou a confusão “A polícia tá contra nós? Mas as polícias são bonzinhas… tem polícia do mal”.
Após o vídeo viralizar nas redes sociais pela região sul do Pará, muita gente ficou comovida. Enquanto a fumaça das bombas de efeito moral e gás lacrimogêneo se espalhavam pela Vila Renascer, a mãe dele orava para que a violência acabasse. Sem saber o que dizer à criança, a mulher apenas concordou “é… tem polícia do mal”.
O vídeo teria sido gravado no dia 16 de outubro, no princípio de confronto entre as famílias que moram na Apyterewa e a Força Nacional. Tudo ocorreu após a morte do agricultor Ozéas dos Santos Ribeiro, de 37 anos, que foi atingido por um tiro de um agente federal após uma abordagem na Vila Renascer. O agente foi afastado e o caso está sob investigação.
(Da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Santana do Araguaia recebe ação de cidadania da Alepa nos dias 28 e 29; serviços têm apoio do deputado Torrinho
- Moradores da Apyterewa têm até dia 31 de outubro para sair voluntariamente da área, diz Governo Federal
- Marco Temporal: Frente Parlamentar Agropecuária tenta derrubar veto do presidente Lula
- Menos de 50% das crianças do Pará estão vacinadas contra poliomielite, alerta Sespa