Três referências no transtorno do espectro autista (TEA) estarão em Tucumã, neste sábado (9): Paulo Liberalesso, Luciana Xavier e Carolina Portugal. Eles farão parte do “Seminário Autismo – IEPSIS”, um evento promovido pela Clínica Girassol e IEPSIS Tour. A Dra. Gediene Gama Mata, referência no tema na região sul do Pará — que recentemente recebeu uma certificação do Dr. Thiago Castro —, também dará uma palestra no seminário. As inscrições já foram encerradas e as vagas esgotadas. O curso é inédito e será na Associação Comercial de Tucumã.
A proposta do curso, que terá 8 horas de duração (8h às 12h e das 14h às 18h), é promover de forma educacional e interativa uma visão abrangente sobre o autismo. Isso inclui compreender a base neurobiológica, as estratégias de intervenção mais recentes e formas de melhor de apoiar e se comunicar com pessoas dentro do TEA. Entre as cerca de 400 pessoas que vão participar estão familiares de crianças e pessoas atípicas, cuidadores e profissionais da área de saúde.
Seguindo os critérios de diagnósticos do transtorno do espectro autista, segundo a Associação Americana de Psiquiatria, os participantes do curso poderão compreender de forma simples, objetiva, acessível e completa sobre o diagnóstico nas crianças, além de aprender sobre a importância de uma intervenção baseada em evidências e práticas cientificamente comprovadas.
Michele Carraro, da Girassol Centro de Reabilitação Infantil, destaca que o curso é um momento único na região sul do Pará devido ao renome dos três instrutores do seminário, que poderão promover uma discussão e atualização de alto nível sobre o TEA e crianças atípicas. Há participantes inscritos de Belém, Redenção, Xinguara, São Félix do Xingu, Ourilândia do Norte, Rio Maria, Canaã dos Carajás, Água Azul do Norte e Parauapebas.
(Da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Associações de moradores e produtores rurais da Apyterewa exigem investigação sobre suposto atentado contra agentes federais
- Operação prende 18 suspeitos de integrar organização criminosa no Pará, no Maranhão e no Rio de Janeiro
- Prefeito Dr. Júlio agradece apoio do deputado Antônio Doido e ministro Jader Filho para que Ourilândia fosse contemplada com 100 unidades do ‘Minha Casa, Minha Vida’
- Conheça a história de Alcides Neto, de Ourilândia, menino com doença rara que emocionou durante cavalgada em Tucumã
- Golosa: fruta exótica e agroecológica de São Félix do Xingu conquista mercado e estimula preservação da floresta