O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) lançou uma assistente virtual, que atende via WhatsApp, para auxiliar as eleitoras e os eleitores a tirar as principais dúvidas sobre a regularização eleitoral e demais serviços ofertados à população pelo tribunal: é a chatbot “Bertha”. O nome é uma homenagem a uma zoóloga, educadora e ativista feminista, Bertha Lutz, que se destacou na luta pelos direitos políticos das mulheres brasileiras.
Para utilizar os serviços da Bertha, basta adicionar o número (91) 3346-8000 no WhatsApp e então começar a interagir via mensagens de texto. As principais opções de serviços buscados vão desde informações sobre título eleitoral e a emissão de certidões, até filiação e desfiliação partidária, acessibilidade, urna eletrônica, a segurança do processo eleitoral e o contato com a Ouvidoria Judicial Eleitoral (OJE), que é a seção responsável pelo serviço.
Caso a pessoa não encontre a informação desejada entre as opções que a Bertha entregue na conversa, também existe a possibilidade de falar por telefone com uma (um) atendente humana (o) que vai auxiliar a eleitora ou o eleitor. Desde 2022, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já utiliza o serviço de chatbot como tira-dúvidas e para facilitar a identificação de notícias falsas divulgadas na internet.
Para a diretora-geral do TRE do Pará, Nathalie Castro, a Bertha vai colaborar para agilizar o atendimento aos eleitores — com serviço garantido 24 horas por dia — e desafogar outros canais de atendimento operados por servidores humanos. “Os servidores antes destacados para o atendimento de todas as demandas poderão, a partir de agora, se concentrar em tarefas que exigem planejamento e estratégia”, analisa.
Disque Eleitor segue funcionando em conjunto com a assistente virtual Bertha
O Disque Eleitor, canal de atendimento telefônico do TRE do Pará, também segue funcionando com o número 148 para que, por meio de ligação, as eleitoras e os eleitores tirem as dúvidas sobre os serviços da Justiça Eleitoral. O número atende todo o estado do Pará, recebe ligações a cobrar e funciona, em dias úteis, das 8h às 14h, e não precisa pagar nada pela ligação.
“O 148 é um serviço que está disponível para que o eleitor possa ligar, falar com o TRE e tirar as dúvidas sobre o título, os locais de atendimento e outras informações sobre a sua situação eleitoral”, informa o tribunal.
(Da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Em 2023, taxa média de desemprego do Brasil chega a 7,8%; é o menor índice desde 2014
- Prefeita Márcia Ferreira mobiliza esforços para mitigar prejuízos da enchente em Rio Maria que afeta 553 famílias
- São Félix do Xingu terá voos da Azul após articulação do prefeito João Cleber e do deputado Torrinho junto ao governador Helder Barbalho