Após cerca de 2 anos, a agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Ourilândia do Norte, no sul do Pará, retomou os atendimentos presenciais. A reabertura da agência foi fruto de representação da Subseção de Tucumã da Ordem dos Advogados dos Brasil (OAB-PA). No entanto, como informou Luciano Corado, presidente da subseção, um caso de polícia paralisou os serviços novamente: um homem, que supostamente seria um servidor, foi preso após um possível surto psicótico e que provocou danos à agência.
O caso ocorreu na última segunda-feira (19). A Polícia Civil, por nota, confirmou que o um homem foi preso e encaminhado para a Delegacia de Ourilândia do Norte após o suposto surto e autuado por dano qualificado à agência previdenciária. Até a noite desta quinta-feira (22), ele seguia preso e á disposição do Poder Judiciário. No entanto, os atendimentos na agência do INSS do município foram paralisados mais uma vez. A Redação do Fato Regional entrou em contato com a Previdência Social e aguarda retorno.
Luciano Corado destacou que diante dos fatos e como presidente da Subseção Tucumã da OAB, fez uma nova representação junto ao INSS e acionou a OAB estadual para buscar meios de retomar o atendimento da Previdência Social em Ourilândia do Norte. “Nós, através da Comissão de Direito Previdenciário, estamos tomando as medidas cabíveis junto à Ordem para que cobre da Superintendência Regional do INSS o mais rápido retorno dos serviços”, informou o presidente da subseção.
A expectativa era de que os atendimentos fossem retomados no próximo mês de março, mas agora há incerteza desse prazo. Enquanto isso, trabalhadores contribuintes da Previdência Social seguem sem o atendimento presencial no polo de Ourilândia do Norte. Uma das agências mais próximas seria a de Redenção, a quase 400 quilômetros de distância de Ourilândia, polo que atende outros municípios da região da PA-279.
ATUALIZAÇÃO ÀS 18H30 DESTA SEXTA-FEIRA
Por nota enviada ao Fato Regional, o INSS informou que “…toma medidas junto à Polícia Federal, Procuradoria Federal e Justiça Federal quanto à depredação da agência de Ourilândia do Norte, ocorrida na última segunda-feira (19). Quanto à reabertura da unidade, a Gerência-Executiva do INSS em Marabá tem empenhado esforços, mas ainda não há previsão de retomada do atendimento”.
“Enquanto a situação se resolve, o instituto recomenda atendimento presencial (com agendamento prévio) para as agências de Xinguara, Redenção ou Parauapebas. Também é possível solicitar serviços e benefícios pelo site e aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135”, diz a nota do INSS.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Prefeito João Cleber cita não cumprimento de condicionantes pela Vale em São Félix do Xingu ao falar sobre suspensão da licença da mina Onça Puma
- Polícia Federal investiga supostas fraudes em documentos fundiários no sul e sudeste do Pará; suspeito é preso em Rio Maria por posse de arma
- Avião do advogado Vinicius Borba, que atuou na crise da Apyterewa, tem incêndio suspeito; cães amanheceram mortos
- Semas suspende licença de operação da mina de Onça Puma da Vale, em Ourilândia do Norte