O Hospital Materno-Infantil de Ourilândia do Norte – “Geiza Dantas” foi inaugurado neste dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher. Um dos maiores projetos de governo do prefeito Dr. Júlio e agora está oficialmente entregue para a população ourilandense. E assim, o município se torna uma referência em saúde pública no sul do Pará, combinando a maternidade com o Hospital Municipal Jadson Pesconi, o Hospital Regional da PA-279, O Centro de Especialidades Odontológicas e a rede básica municipal fortalecida com investimentos da gestão.
Na solenidade de inauguração, Dr. Júlio, ao lado da primeira-dama Daniela Dayrell e do vice-prefeito Alessandro, recebeu o vereador César Goleiro (presidente da Câmara Municipal), o deputado estadual Torrinho e os deputados federais Caveira e Joaquim Passarinho. Grande parte da obra foi executada com recursos próprios do município de Ourilândia do Norte. No entanto, as emendas parlamentares ajudaram a garantir que a maternidade tivesse os melhores equipamentos, medicamentos e se tornasse agradável, bonita, confortável e acolhedora para pacientes e servidores. Uma multidão se reuniu para ouvir os discursos e ver a abertura da instituição.
“No Dia Internacional da Mulher, inauguramos e entregamos o Hospital Materno-Infantil de Ourilândia do Norte – ‘Geiza Dantas’. Fizemos história e preservando o legado da nossa ex-secretária de Saúde, que concebeu grande parte desse projeto com muito carinho antes de ter sua vida abreviada e nos deixando a saudade e um pouco de tudo o que ela desejava de bom para nossa cidade. Concluímos agora um ciclo que põe Ourilândia no mais alto patamar do que se pode pensar em saúde pública com uma rede completa. Minha gratidão aos deputados Passarinho e Caveira e ao povo de Ourilândia”, disse Dr. Júlio.
Respeitando esse legado de Geiza Dantas, a família dela foi convidada de honra da solenidade de inauguração da maternidade, num momento emocionante que foi dividido com amigos dela. O vice-prefeito Alessandro agradeceu, além da presença dos familiares da ex-secretária de Saúde, o apoio da Câmara Municipal de Ourilândia e aos deputados Joaquim Passarinho e Caveira pelas emendas parlamentares.
“Queria parabenizar a gestão do prefeito Dr. Júlio e do vice Alessandro pela administração e por entregarem o que é uma obra pública com qualidade. É impressionante e gratificante ver como tratam a coisa pública e o dinheiro público. Para um parlamentar é ótimo chegar numa cidade e ver que o dinheiro de emendas se torna em benefício para a sociedade com essa qualidade e esse esmero. Estamos orgulhosos de sermos parceiros desse empreendimento”, declarou o deputado Joaquim Passarinho.
Para o deputado Caveira, o investimento de emendas parlamentares se mostra bem-sucedido com a entrega do Hospital Materno-Infantil de Ourilândia do Norte – Geiza Dantas. “Através do nosso mandato, neste Dia Internacional da Mulher, pudemos vir acompanhar a inauguração desta maternidade que vai trazer dignidade às mulheres. Vai trazer exames para cidade, como mamografia, para diagnosticar o câncer de mama e dar paz e dignidade para nossas mulheres de toda a região”, comentou.
Saiba como é o Hospital Materno-Infantil de Ourilândia do Norte – Geiza Dantas
Entre os equipamentos, há leitos para parto com diferentes ajustes, que permitem mais conforto e posições para a mãe realizar o parto natural. Há ainda berços aquecidos, que contam com regulação de temperatura e outros dispositivos para coleta de informações essenciais do bebê. Os berços comuns e leitos são confortáveis e ajustáveis para mãe e bebê ficarem tranquilos até que possam sair. Por fim, caso necessário, há incubadoras para cuidar de crianças prematuras.
Dr. Júlio ressalta que tudo foi projetado com muito carinho pela equipe de saúde da prefeitura e pela então secretária Geiza Dantas, que dá nome à maternidade e foi vítima de um trágico acidente no ano passado. O prefeito garante que o hospital materno-infantil, que fica ao lado do hospital municipal Jadson Pesconi, vai revolucionar no cuidado de gestantes, parturientes, puérperas e bebês na região sul do Pará.
O projeto arquitetônico visa ser confortável e seguro para as mães de Ourilândia do Norte. São três pisos, sendo o primeiro voltado a uma recepção com profissionais treinados para atendimento e acolhimento. Haverá cinco salas de parto humanizado, com capacidade de realizar cinco partos diariamente. No segundo piso, há 20 leitos. O terceiro será destinado à estrutura administrativa da instituição, explica o prefeito.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Fenômeno Pedrinha Moraes do ‘Pi Po Po Po Ro Po’ se apresenta neste sábado (9) na Privillège Public Hall em Tucumã
- Polícia Militar frustra assalto a agência do Banpará de Conceição do Araguaia nesta sexta-feira (8); um suspeito morreu
- Jovem de Ourilândia está desaparecido há 15 dias e família pede ajuda para localizar o rapaz