A Folha de São Paulo fez um levantamento que aponta indícios de plágio e uso não informado de conteúdo criado por Inteligência Artificial na revista Bebê, da Editora Abril. O jornal revela que somente em janeiro, cerca de 311 conteúdos podem ter sido gerados automaticamente e usado até mesmo material de publicações concorrentes. Tudo sem qualquer aviso do uso do recurso tecnológico e assinados por uma jornalista que possivelmente não existe: Vanessa Tavares.
Após ser procurada pela Folha, a Editora Abril tirou do ar todo o material suspeito. Isso era equivalente a mais de 12 extensas matérias muito elaboradas diariamente pela mesma jornalista, algo irreal considerando o tamanho dos textos, complexidade e que a carga horária legal de um jornalista no Brasil — muitas vezes não cumprida e sendo estendida por meio de sucessivas horas extras — é de 5 horas diárias. A conta não fechava.
Não existe legislação que proíba o uso de inteligência artificial no jornalismo. No entanto, existem acordos informais entre os veículos de imprensa do Brasil de ser transparente e avisar que determinado conteúdo foi criado por uma IA e que esse material precisa passar por uma revisão de um profissional humano. É o mínimo de transparência com leitores e respeito pelo mercado da informação e a profissão do jornalista. Nada disso, aparentemente, ocorreu na revista Bebê da editora Abril. A editora não se pronunciou sobre o caso à Folha.
Por essas razões, quem consome informação pela internet deve ser criterioso com os conteúdos que lê, buscar saber se são materiais autorais ou meramente copiados e se foram gerados por inteligência artificial. O Fato Regional não utiliza conteúdos gerados por IA e conta com jornalista profissional, além de critérios editoriais rígidos inclusive sobre a menção de fontes. Esse é mais um momento que deve levar a população a pensar na valorização do jornalismo profissional.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional, com informações da Folha de São Paulo)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Prefeito Dr. Júlio inaugura Hospital Materno-Infantil de Ourilândia – ‘Geiza Dantas’, com homenagem a mulheres e à ex-secretária de saúde
- Polícia Militar frustra assalto a agência do Banpará de Conceição do Araguaia nesta sexta-feira (8); um suspeito morreu
- Jovem de Ourilândia está desaparecido há 15 dias e família pede ajuda para localizar o rapaz