A Azul confirmou nesta terça-feira (2) que os voos ligando Ourilândia do Norte, no Sul do Pará, a Parauapebas e a Belém começam a ser operados no dia 10 de junho deste ano. O Fato Regional já havia adiantado a informação no final de março, numa entrevista exclusiva com o prefeito Dr. Júlio César (MDB). No site da companhia aérea e agências de viagens parceiras, já é possível fazer a compra das passagens. Em breve, haverá voos para Redenção e São Félix do Xingu.
Será a primeira vez que Ourilândia do Norte terá voos comerciais diretos, ligando a cidade à capital do Pará. Serão três voos semanais às segundas, quartas e sextas, saindo de Belém e indo até o aeroporto de Carajás (em Parauapebas) e então Ourilândia. O trajeto total é de 940 quilômetros. Os aviões serão do modelo Cessna Grand Caravan, com capacidade para até 9 passageiros.
Os novos voos são resultados do programa “Conheça o Brasil voando”. A iniciativa é uma parceria entre o Ministério do Turismo (MTur), o Governo do Pará e a Azul, firmada em fevereiro. Os novos destinos são fruto da articulação política do governador Helder Barbalho (MDB) junto aos prefeitos do Sul do Pará, como Dr. Júlio César e João Cleber (MDB, de São Félix do Xingu), e o ministro paraense Celso Sabino.
Com os novos voos, o MTur e o Governo do Pará visam aumentar o turismo na região Sul do Pará. E assim, aquecer a economia ao possibilitar novos negócios com o setor agropecuário, ecoturismo, geração de emprego e renda e proporcionar mais desenvolvimento e integração da Região de Integração do Araguaia, formada por 15 municípios
Além de uma rica história de um dos núcleos de povos da Amazônia, quem for a Ourilândia do Norte poderá também conhecer belezas naturais, como as cachoeiras da região e conhecer o Parque Nacional Ambiental do Caiteté, onde há trilhas que colocam os visitantes em contato com a natureza. A cidade é conhecida pela mineração e produção pecuária, que movimentam a economia do município.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional com informações da Azul)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL: