As comunidades Kayapó de São Félix do Xingu, no Sul do Pará, receberam R$ 100 mil para a realização das festividades alusivas ao Dia Nacional dos Povos Indígenas. O convênio foi assinado pelo prefeito João Cleber (MDB) e lideranças. As verbas foram captadas através da Lei Paulo Gustavo de incentivo à cultura. Para o gestor, essa é uma forma de valorizar e reconhecer os povos originários da Amazônia.
As festividades do povo Kayapó estão entre algumas das mais belas, icônicas e tradicionais entre os povos indígenas do Brasil. Tanto que essas festividades serão documentadas, num projeto de uma associação, para que sejam eternizadas num acervo público. No entanto, as celebrações que receberam o apoio são alusivas apenas ao dia 19 de abril.
“Fico muito feliz em poder apoiar as festividades, através da Lei Paulo Gustavo e da nossa Secretaria Municipal de Cultura, das nossas comunidades Kayapó. As festas, como informaram no projeto, serão nas próprias aldeias das comunidades do rio Fresco e do rio Xingu. Estendo meu abraço a todos os povos indígenas de São Félix do Xingu e de todo o Pará para este Dia Nacional dos Povos Indígenas”, disse o prefeito João Cleber.
Pelos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país tem 1.693.535 indígenas residentes. No Pará, a população é de 80.974 indígenas, divididos entre 57 etnias, sendo 41.819 morando em terras indígenas e 39.155 em áreas urbanas. Cerca de 10% do total vive na região sul do estado.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Projeto cultural com apoio da Vale preserva festividades e rituais do povo indígena Kayapó no sul do Pará
- Senado aprova criminalização de posse e porte de qualquer quantidade de drogas; votação segue para a Câmara
- 29º Festival do Abacaxi de Floresta do Araguaia celebra município que responde por 16% da produção nacional da fruta
- Em Belém, prefeito João Cleber e deputado Torrinho garantem quadras de esportes e buscam Hospital-Maternidade para São Félix do Xingu
- 249 hectares degradados de São Félix do Xingu foram recuperados até 2023, em parceria da Emater com a Prefeitura