sexta-feira, 12 de abril de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Projeto cultural com apoio da Vale preserva festividades e rituais do povo indígena Kayapó no sul do Pará

O objetivo do projeto 'Festas Kayapó' vai além da celebração cultural; visa a transmissão e preservação de conhecimentos tradicionais para as gerações mais jovens e o registro fotográfico e audiovisual dos rituais e tradições para acesso da população indígena e não indígena.
Dentro do projeto 'Festas Kayapó', a coordenação já começou a realizar visitas às comunidades que vão participar para detalhar o cronograma e etapas do projeto (Foto: Divulgação)

A Associação Indígena Pykôre, uma entidade sem fins lucrativos do povo Mẽbêngôkre-Kayapó, lidera o projeto cultural “Festas Kayapó”. O principal objetivo é o resgate e celebração das tradições ancestrais da etnia que vive na região sul do Pará. Serão quatro festas tradicionais nas aldeias A’Ukre, Kendjam e Pykararãnkre — em Ourilândia do Norte —, revivendo rituais e práticas que são fundamentais para a identidade e resistência desse povo. Tudo será transformado num rico acervo audiovisual. A iniciativa é patrocinado pelo Instituto Cultural Vale.

O projeto “Festas Kayapó” vai além da celebração cultural. Trata-se de uma forma de preservação e transmissão de conhecimentos para as gerações mais jovens e o registro audiovisual dos rituais e tradições para acesso da população indígena e não indígena. O público-alvo do projeto visa incluir e aproximar a população em geral, principalmente das áreas onde as comunidades Kayapó estão. Tudo será disponibilizado em formato multiplataforma para acesso por qualquer pessoa no mundo.

Todo o processo será acompanhado por lideranças das comunidades que vão garantir a representatividade e valor cultural dos resultados dos projetos (Foto: Divulgação)

O cronograma do projeto abrange diversas etapas, entre elas:

  • Preparação das festas, com a obtenção de materiais ecológicos, como tintas naturais e adereços, até a execução dos rituais e celebrações que duram seis dias
  • Caça para a preparação dos alimentos das festas, que demanda nove dias de dedicação, refletindo a importância e complexidade desses eventos culturais, processos e tradições
  • Coordenação logística e produção audiovisual composta por indígenas, garantindo a autenticidade e representatividade do projeto

Dessa forma, o projeto “Festas Kayapó” representa não apenas um resgate das tradições e valores da etnia, mas também uma oportunidade de fortalecer a identidade cultural indígena e promover a conscientização e valorização da diversidade cultural brasileira. Este projeto exemplifica a importância da preservação das manifestações culturais tradicionais e do respeito às comunidades indígenas, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva e plural.

Dentro do cronograma o projeto já começou. Já foram feitas reuniões de alinhamento nas comunidades de Kendjan, Pykararankre e A`Ukre. O Incentivo a Projetos Culturais, um dos mecanismos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, vem passando por várias atualizações desde janeiro de 2023, quando foi retomada a reconstrução do Ministério da Cultura e do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac).

Sobre o Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Por isso, patrocina e fomenta projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa.

Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de 800 projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do país. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org

 

 

(Da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!