A Polícia Federal informou, neste final de semana, que localizou e destruiu uma ponte que dava acesso à Extensão Apyterewa, em São Félix do Xingu, no Sul do Pará. A operação para detonação ocorreu entre os dias 25 e 26 de abril. A ação ocorreu na véspera de uma reunião que moradores expulsos da área, durante o processo de desintrusão, no final de 2023, convocaram nas redes sociais.
“A estrutura tinha 61 metros de comprimento e 4,6 metros de largura, sustentada por oito pilares de concreto. A ponte, na região do Paredão, é conhecida como Bucha do Natanael”, diz a PF.
Veja no Instagram do Fato Regional o vídeo da explosão:
Nota da Polícia Federal diz que a ação ocorreu a pedido da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), para evitar que alguém voltasse a área após o dramático e criticado processo de Desintrusão da Apyterewa. Cerca de 2 mil famílias — segundo associações de moradores e advogados — residiam na área de quase 774 mil hectares, que foi destinada para vivência exclusiva dos indígenas Parakanã e preservação ambiental.
Após o processo, grande parte das famílias vive em condições precárias, num acampamento improvisado, à beira da estrada. Vários animais morreram nos últimos tempos e os moradores expulsos estão em condição de grave vulnerabilidade social. A ação foi determinada pelo ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e cumprida pelo Governo Federal.
(Da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Pontos de parada e descanso serão obrigatórios nas rodovias federais em 2025
- Entenda o Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam), que tem uma base em São Félix do Xingu
- Cuidado com ‘Quiz do Pix’: golpe digital velho reaparece com cara nova no Pará
- Com tendência de aumento de casos de dengue, Pará segue sem vacinas contra a doença