Após uma visita ao projeto e sede da EroBrasil em Tucumã, nesta quinta-feira (2), representantes da mineradora, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e o prefeito Dr. Celso Lopes (União Brasil) analisaram avanços no município. Desde a implantação do projeto especializado em cobre, obras têm sido conduzidas pela prefeitura em parceria com a empresa, além de diversas demandas atendidas.
O projeto em si resultou em mais de 1,7 mil empregos e investimentos de US$ 305 milhões (cerca de R$ 1,5 bilhão) que em parte aqueceram a economia local de Tucumã e da região Sul do Pará. Mas há outros destaques dessa parceria, como veículos para uso dos serviços públicos da cidade e obras mais robustas, como a Feira de Artesanato e a Praça de Lazer, entre outras ações.
“A empresa veio para o diálogo e para o crescimento mútuo com a cidade. Num período tão curto de 2 anos, já vai receber a licença de operação. É muito poder saber que a população tucumaense será beneficiada e que tudo está funcionando como devia. Vamos firmar um termo de cooperação técnica abrangendo saúde, segurança pública e infraestrutura. Projetos de mineração atraem muitas pessoas e precisamos melhorar a qualidade de vida da população”, analisou o prefeito Dr. Celso.
Tucumã começou a fazer parte da história da EroBrasil há cerca de 15 anos, como lembra o CEO da empresa, Eduardo de Come, com um projeto que foi adquirido. E agora, após a conclusão, serão mais de 12 anos de operação, com início previsto para o segundo semestre de 2024.
“Compramos o projeto e agora estamos vendo ele de pé e quase pronto, se tornando realidade. Ficamos satisfeitos com o acolhimento de Tucumã e todas as parcerias com a prefeitura e a comunidade nessa primeira fase de construção. Nossa expectativa é de que isso seja mantido e intensificado. Não temos a pretensão de fazer uma revolução na cidade, mas estaremos ao lado da prefeitura e do Governo do Pará para que não só a empresa ganhe. Precisamos ganhar junto com as pessoas da cidade”, declarou o CEO da EroBrasil.
Para Rodolpho Zahluth, secretário adjunto da Semas, a EroBrasil está cumprindo com todas as condicionantes para o projeto em Tucumã. E a última condicionante será o termo de cooperação técnica com a prefeitura. “É uma satisfação. O projeto está em vias de ser autorizado e logo teremos boas notícias e essa visita é normal, para conhecer o projeto e conferir se está tudo ok. E fomos a campo, ver de perto as compensações sociais e ambientais apoiadas pela empresa, o diálogo e parceria para o desenvolvimento de Tucumã”, comentou.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- CEO da EroBrasil e representantes da Semas visitam projeto de cobre em Tucumã, no Sul do Pará
- 29º Festival do Abacaxi de Floresta do Araguaia celebra município que responde por 16% da produção nacional da fruta; confira agenda de shows e eventos
- São Félix do Xingu é reinserido no Plano Regional de Desenvolvimento Sustentável do Xingu
- Michel Pereira, o Demolidor de Tucumã, enfrenta Ihor Potieria no UFC Rio de Janeiro no dia 4 de maio