segunda-feira, 27 de maio de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Akira Toriyama, criador de Dragon Ball, morre aos 68 anos no Japão

O mangaká é um dos mais influentes artistas da cultura pop desde os anos 80 e acumulou uma obra com mangás, animações e videogames. Ele estava trabalhando em outros projetos, mas não resistiu a um hematoma subdural agudo. A morte dele ocorreu no dia 1º de março, mas a pedido da família, tudo foi bastante reservado e os estúdios ligados a Akira Toriyama só divulgaram a informação na madrugada desta sexta-feira (8).
Akira Toriyama conquistou o sucesso mundial com a série Dragon Ball, que até a atualidade tem sagas sendo produzidas, consolidando um estilo único de desenho e forma de contar histórias misturando humor, ação e aventura em universos fantásticos (Foto: Reprodução)

Um dos mais influentes e bem-sucedidos mangakás do Japão, Akira Toriyama, criador da série Dragon Ball, morreu no dia 1º de março. No entanto, a pedido da família, que fez uma despedida de forma muito reservada, só teve a morte divulgada nesta sexta-feira (8) pelo Bird Studio, que era onde estava trabalhando. O artista tinha 68 anos e não resistiu a um hematoma subdural agudo.

Akira Toriyama começou a trabalhar no universo dos mangás no final da década de 1970. Porém, o grande primeiro hit foi o mangá Dr. Slump, publicado entre 1980 e 1984, já marcando o traço único do artista e o estilo de contar histórias, misturando ação, aventura e humor. O sucesso mundial foi conquistado com Dragon Ball, que começou a ser produzido em 1984. Até hoje ainda há sagas em produção.

Fly ou Dai, no nome original, foi um sucesso no Brasil nos anos 90 e era uma adaptação de outro universo famoso de Akira Toriyama, a série de jogos Dragon Quest (Foto: Divulgação / Toei Animation)

A arte de Toriyama também avançou para o mundo dos videogames, com séries como Dragon Quest (que ficou conhecida no Brasil com o anime Fly), Blue Dragon e Chrono Trigger. Recentemente, ele trabalhou no jogo Sand Land, que será lançado em abril e adaptando um mangá one-shot.

Sand Land, um mangá de volume único, foi adaptado para pos videogames e tem lançamento marcado para abril deste ano (Foto: Divulgação / Via PlayStation Blog)

Veja o comunicado oficial do Bird Studio:

Queridos amigos e parceiros,

Estamos profundamente tristes em informar que o criador do mangá Akira Toriyama faleceu no dia 1º de março devido a um hematoma subdural agudo. Ele tinha 68 anos.

Lamentamos profundamente que ele ainda tenha vários trabalhos em plena criação com muito entusiasmo. Além disso, ele teria muito mais coisas para alcançar.

No entanto, ele deixou muitos títulos de mangá e obras de arte para este mundo. Graças ao apoio de tantas pessoas ao redor do mundo, ele conseguiu continuar suas atividades criativas por mais de 45 anos. Esperamos que o mundo único de criação de Akira Toriyama continue a ser amado por todos por muito tempo.

Informamos esta triste notícia, com agradecimento pela gentileza durante sua vida.

O funeral foi realizado com sua família e poucos parentes. Atendendo aos seus desejos de tranquilidade, respeitosamente informamos que não aceitaremos flores, presentes de condolências, visitas, oferendas e outros. Além disso, pedimos que vocês evitem realizar entrevistas com sua família.

O plano futuro para o encontro comemorativo não está decidido, avisaremos quando for confirmado. Agradecemos profundamente sua compreensão e apoio como sempre.

8 de março, 2024

BIRD STUDIO

CAPSULE CORPORATION TÓQUIO

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!