sábado, 20 de julho de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Apagão deixa Pará, DF e mais 24 estados sem energia, telefonia e água; Governo Federal investiga

No Pará, a normalização da energia só começou por volta de 11h, mas atrapalhando o feriado para quem pretendia descansar e prejudicando o comércio de quem apostou numa chance de faturar
As causas do apagão que causou caos em todo o país estão sendo investigadas pelo Governo Federal e concessionárias e distribuidoras (Foto: Equatorial / Divulgação / Imagem Ilustrativa)

Um apagão nacional afetou o fornecimento de energia elétrica em praticamente todo o Brasil nesta terça-feira (15). Somente Roraima, aparentemente, não foi afetada. A falha começou por volta de 8h30, como informou o Ministério de Minas e Energia (MME). Rapidamente, a população também se viu sem telefonia, internet, abastecimento de água, dificuldade de pagamentos eletrônicos, abastecimento de combustíveis e sinalização de trânsito.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, determinou a criação de uma sala de situação. Por nota, o MME informou que a pasta “…lidera todo processo de retomada, bem como determinou a rigorosa apuração das causas do incidente”. Até às 12h30, informou a nota, foram recompostos 41% da carga da região Norte e 85% da região Nordeste. No Pará, somente a partir das 11h os serviços começaram a retornar lentamente e de forma pontual.

Também por nota, o o Grupo Equatorial Energia informou que houve registro de “…interrupção geral no fornecimento de energia em vários estados do país, provocado por uma ocorrência de abrangência nacional. Segundo informações preliminares, houve atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga, que consiste em um mecanismo de proteção da rede para tentar restringir a perda de carga no sistema”.

“Em todos os estados em que há concessão do Grupo (Alagoas, Amapá, Maranhão, Goiás, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul, a normalização já foi iniciada. O Grupo segue acompanhando junto ao Operador Nacional do Sistema as providências para o restabelecimento integral das cargas e com equipes técnicas de prontidão em todas as suas bases nos estados”, informou a Equatorial.

A Equatorial Pará informou que às 14h23, a energia foi restabelecida totalmente no estado. A distribuidora informou que 98% dos 144 municípios foram afetados.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!