sexta-feira, 19 de abril de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

ASSISTA: Governo do Pará decreta situação de emergência nas regiões sul e sudeste do estado

As chuvas intensas colocam as duas regiões nessa condição por 180 dias. Decreto ainda será publicado.
Rompimento de pontes, bueiros e lamaçal nas estradas são alguns dos estragos dos últimos dias de temporais (Foto: Paulo Francis / Ascom PMT / Arquivo)

O governador Helder Barbalho (MDB) decretou, nesta sexta-feira (9), situação de emergência nas regiões sul e sudeste do Pará por 180 dias. Toda essa área tem sofrido com chuvas intensas há alguns meses. O decreto estadual 1.453 ainda será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE). O Governo fez o comunicado para preparar as prefeituras das regiões.

A Rede de Previsão Climática e Hidrometeorológica, coordenada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), aponta que há acumulados de chuvas em abril dentro da média no setor norte do Arquipélago do Marajó, na região do Tapajós e na parte norte da região Sudeste, assim como na região Sul.

“Assino esse decreto em pedido dos sindicatos rurais, produtores rurais, e Federação da Agricultura, para que com este decreto, possamos colaborar com o cultivo do nosso Estado, que tem sofrido com as fortes chuvas, o que impede o escoamento da nossa produção. Com essa perda temos prejuízos que certamente trazem impactos econômicos para essas regiões do nosso Estado”, declarou Helder Barbalho.

 

ASSISTA AO VÍDEO DO GOVERNADOR NO INSTAGRAM

 


A Semas informa que, diante da incidência de raios, é preciso tomar algumas precauções, como não ficar em áreas desprotegidas; não subir em locais altos; não ficar dentro ou muito próximo de locais com água; não ficar embaixo de árvores; não ficar próximo a objetos metálicos; e, mesmo em casa, é preciso se proteger e não usar equipamentos elétricos e nem celular conectado ao carregador. Também não se deve tomar banho em chuveiro elétrico, ficar próximo a janelas, portas, torneiras e canos de metal.

(Da Redação Fato Regional, com informações da Agência Pará)