segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Celso Sabino é reconduzido ao cargo de ministro do Turismo

Sabino, do União Brasil, teve uma breve exoneração para apresentar emendas parlamentares para o orçamento de 2024
Celso Sabino, após apresentar as emendas parlamentares para o orçamento de 2024, foi reconduzido ao cargo de ministro do Turismo (Foto: Marcelo Castro / MTur / Arquivo)

O deputado federal paraense Celso Sabino (União Brasil) já está de volta ao Ministério do Turismo. Ele havia pedido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) uma exoneração temporária para apresentar emendas parlamentares para o orçamento de 2024. O nome dele já consta no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (4).

Esse tipo de movimentação é normal. Quando um parlamentar é nomeado para um cargo no Executivo, como ministro ou secretário, precisa deixar o posto eletivo do Legislativo, que passa a ser ocupado por um suplente da vaga. Outros ministros de Lula fizeram manobras semelhantes e retornaram os postos depois.

A renomeação de Sabino foi pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que está como presidente em exercício enquanto Lula segue na COP-28, em Dubai. Com isso, Carlos Henrique Menezes Sobral, o ministro interno do Turismo, deixa o cargo e retorna às funções originais da Secretaria de Sustentabilidade, Desenvolvimento Territorial e Infraestrutura no próprio ministério.

(Da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!