quarta-feira, 24 de abril de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Clínica Girassol e IEPSIS Tour promovem seminário ‘Neurobiologia do Autismo’ em Tucumã, com Dr. Paulo Liberalesso

Além do neuropediatra que é uma referência nacional sobre o transtorno do espectro autista (TEA), o seminário em Tucumã conta com a participação de Luciana Xavier e Carolina Portugal. O curso será no dia 9 de dezembro.
Paulo Liberalesso, Carolina Portugal e Luciana Xavier serão os instrutores de um seminário inédito em Tucumã sobre o transtorno do espectro autista (Foto: Divulgação)

Três referências no transtorno do espectro autista (TEA) estarão em Tucumã, neste sábado (9): Paulo Liberalesso, Luciana Xavier e Carolina Portugal. Eles farão parte do “Seminário Autismo – IEPSIS”, um evento promovido pela Clínica Girassol e IEPSIS Tour. A Dra. Gediene Gama Mata, referência no tema na região sul do Pará — que recentemente recebeu uma certificação do Dr. Thiago Castro —, também dará uma palestra no seminário. As inscrições já foram encerradas e as vagas esgotadas. O curso é inédito e será na Associação Comercial de Tucumã.

A proposta do curso, que terá 8 horas de duração (8h às 12h e das 14h às 18h), é promover de forma educacional e interativa uma visão abrangente sobre o autismo. Isso inclui compreender a base neurobiológica, as estratégias de intervenção mais recentes e formas de melhor de apoiar e se comunicar com pessoas dentro do TEA. Entre as cerca de 400 pessoas que vão participar estão familiares de crianças e pessoas atípicas, cuidadores e profissionais da área de saúde.

Seguindo os critérios de diagnósticos do transtorno do espectro autista, segundo a Associação Americana de Psiquiatria, os participantes do curso poderão compreender de forma simples, objetiva, acessível e completa sobre o diagnóstico nas crianças, além de aprender sobre a importância de uma intervenção baseada em evidências e práticas cientificamente comprovadas.

Michele Carraro, da Girassol Centro de Reabilitação Infantil, destaca que o curso é um momento único na região sul do Pará devido ao renome dos três instrutores do seminário, que poderão promover uma discussão e atualização de alto nível sobre o TEA e crianças atípicas. Há participantes inscritos de Belém, Redenção, Xinguara, São Félix do Xingu, Ourilândia do Norte, Rio Maria, Canaã dos Carajás, Água Azul do Norte e Parauapebas.

(Da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!