Nesta sexta-feira (15), começou o prazo para a declaração anual do Imposto de Renda 2024 (ano-base 2023). Neste ano, a Receita Federal espera receber 43 milhões de declarações, contra 41.151.515 entregues no ano passado. Somente no Pará, a Receita Federal espera que mais de 926 mil declarações sejam feitas.
ACESSE AQUI PARA BAIXAR O PROGRAMA PARA A DECLARAÇÃO 2024
A declaração deste ano tem uma série de mudanças em relação à do ano passado. Por causa da elevação do limite máximo de isenção do Imposto de Renda, o valor de rendimento tributável anual que obriga o contribuinte a fazer a declaração subiu para R$ 30.639,90.
Valores relativos ao patrimônio mínimo e à renda de atividade rural, isenta e não tributada também aumentaram. Em contrapartida, os valores de dedução não mudaram. A lei que taxou as offshores e os fundos exclusivos também introduziu novas obrigações para declarar o Imposto de Renda.
O prazo de entrega vai até 31 de maio, às 23h59min59s. Quem perder o prazo, está sujeito a pagar multa de 1% sobre o imposto devido, com valor mínimo de R$ 165,74, ou 20% do imposto devido, prevalecendo o maior valor.
(Da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Brasil)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Governo convida comunidades da APA Triunfo do Xingu, em São Félix do Xingu, para apresentar projeto de recuperação da vegetação
- Homem preso no MS por agredir criança negra que abraçou filho dele fazia publicações racistas nas redes sociais
- Professor de Ourilândia do Norte é finalista da Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio e está entre os 20 melhores do Brasil
- Programa de rastreabilidade do gado paraense avança e Adepará conhece nova plataforma