segunda-feira, 27 de maio de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Começa prazo para declarar o Imposto de Renda 2024; Pará deve ter 926 mil declarações

Há várias novidades em relação à declaração de 2023 (ano-base 2022), já que entraram novos limites da faixa de isenção e a lei que taxa offshores e fundos exclusivos, entre outras mudanças. O prazo para declarar encerra no dia 31 de maio.
A nova faixa de isenção do imposto de renda já será válida para este ano (Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil)

Nesta sexta-feira (15), começou o prazo para a declaração anual do Imposto de Renda 2024 (ano-base 2023). Neste ano, a Receita Federal espera receber 43 milhões de declarações, contra 41.151.515 entregues no ano passado. Somente no Pará, a Receita Federal espera que mais de 926 mil declarações sejam feitas.

ACESSE AQUI PARA BAIXAR O PROGRAMA PARA A DECLARAÇÃO 2024

A declaração deste ano tem uma série de mudanças em relação à do ano passado. Por causa da elevação do limite máximo de isenção do Imposto de Renda, o valor de rendimento tributável anual que obriga o contribuinte a fazer a declaração subiu para R$ 30.639,90.

Valores relativos ao patrimônio mínimo e à renda de atividade rural, isenta e não tributada também aumentaram. Em contrapartida, os valores de dedução não mudaram. A lei que taxou as offshores e os fundos exclusivos também introduziu novas obrigações para declarar o Imposto de Renda.

O prazo de entrega vai até 31 de maio, às 23h59min59s. Quem perder o prazo, está sujeito a pagar multa de 1% sobre o imposto devido, com valor mínimo de R$ 165,74, ou 20% do imposto devido, prevalecendo o maior valor.

(Da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Brasil)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!