Samuel Henry Jung, de 11 anos, é mais um talento de Tucumã, no sul do Pará, a despontar no cenário nacional e internacional das artes marciais. O jovem atleta treina há quase dois anos e conseguiu conquistar um título mundial inédito de Jiu-Jitsu para a região, no torneiro Mundial BJJ Pro 2023. Na carreira, também acumula um título paraense e participação em torneios nacionais.
Atualmente, Samuel faz parte da equipe Avante e é treinado pelo professor Dennis Solino. A rotina de treinos já é com pessoal de idade e peso superiores, para garantir uma preparação de alto nível para as competições mais intensas. E tudo isso começou quando a mãe dele, Elen Jung, teve a ideia de colocar ele para treinar Jiu-Jitsu, para desenvolvimento do corpo e da disciplina.
“Essa trajetória até o título internacional não foi fácil, mas sei que é só o começo. Temos muitos bons atletas de artes marciais na nossa região e que só precisam de apoio do poder público para terem mais chances de mostrar o talento e competir em campeonatos locais e até mundiais”, diz Samuel, em entrevista exclusiva ao Fato Regional.
Samuel participou do mundial em Fortaleza, em setembro deste ano, com apoio da Prefeitura de Tucumã, na gestão do prefeito Dr. Celso Lopes (PSDB), que o condecorou com uma medalha de honra ao mérito. Neste mês, participou da Copa Dragon Fighters, na própria cidade, e venceu. Não havia premiação específica para a categoria dele. A Equipe Avante terminou no segundo lugar geral da competição, que também teve apoio da prefeitura.
“Pretendo treinar mais e me dedicar, pois há mais campeonatos grandes e dá para ir para outras competições nacionais e trazer mais títulos para a região. E quem sabe no futuro, depois de chegar à faixa preta de Jiu-Jitsu, ingressar no MMA. Com apoio da prefeitura e do Governo do Pará, posso ir muito longe, assim como vários outros grandes atletas da nossa região”, concluiu Samuel.
Para Elen, uma mãe orgulhosa das conquistas do filho, 2024 pode ser um ano de muitos progressos para a carreira de Samuel, já que muitas competições nacionais e mundiais vão ocorrer pelo Brasil. Ela agradeceu ao apoio do prefeito Dr. Celso e da Prefeitura de Tucumã e espera que possa continuar com esse amparo no desenvolvimento de mais uma estrela das artes marciais de Tucumã, como já são Juan Problema e o Paraense Voador Michel Pereira.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional. Reprodução somente mediante autorização)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Governo do Pará assina ordem de serviço para pavimentação de 6 km de vias em São Félix do Xingu e construção de creche
- Juan Problema, de Tucumã, vence por nocaute e fatura cinturão no Champions Fight MMA no Tocantins
- Prazo para solicitar reaplicação de prova do Enem 2023 encerra às 23h59 do dia 20 de novembro
- Brasil precisa vencer a Argentina para sair de posição delicada nas eliminatórias da Copa do Mundo 2026 após virada da Colômbia