sábado, 15 de junho de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Emater promove capacitação sobre boas práticas de fabricação para agroindústrias de Tucumã, Ourilândia e Água Azul do Norte

O evento ocorreu nesta quinta-feira (11), no auditório da Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental José Candido dos Santos, em Ourilândia do Norte. A Emater acompanha 14 agroindústria na região da PA-279: 8 em Tucumã, 5 em Ourilândia do Norte e 1 em Água Azul do Norte.
A Emater é uma referência na assistência técnica, orientação e capacitação dos trabalhadores de diversos segmentos do campo no Pará (Foto: Wellyngton Coelho / Agência Pará)

Trabalhadores das 14 agroindústrias familiares acompanhadas pela Emater em Ourilândia do Norte, Tucumã e Água Azul do Norte participaram, nesta quinta-feira (11), de uma palestra sobre Boas Práticas de Fabricação (BPF). A capacitação foi voltada a produtores interessados na regularização e aumento das qualidade dos produtos, para integrarem programas sociais como Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Das 14 agroindústrias familiares acompanhadas pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) no Sul do Pará, na região da PA-279, 8 estão em Tucumã, 5 estão em Ourilândia e 1 é de Água Azul do Norte. A programação ocorreu no auditório da Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental José Candido dos Santos, em Ourilândia do Norte. As BPF consistem numa série de práticas higiênicas necessárias para garantir a qualidade sanitária dos alimentos.

“A capacitação em Boas Práticas de Fabricação foi um evento programado e executado com a finalidade de atender a necessidade da demanda de produtores dos municípios de Tucumã e Ourilândia do Norte. O evento é de muita importância para o processamento e fabricação de produtos da agricultura familiar com qualidade”, explicou o engenheiro agrônomo Luiz Flávio Cavalcanti, que atua no Escritório Regional da Emater em Conceição do Araguaia e palestrou no evento.

Além de promover capacitações, a Emater leva orientação aos manipuladores e proprietários das agroindústrias orientação técnica, informações sobre a atividade, assim como o assessoramento na coleta e envio de amostra de água para análise laboratorial, montagem de dossiê para chamadas públicas municipais e emissão de Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).

A palestra foi feita no auditório da Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental José Candido dos Santos, em Ourilândia do Norte (Foto: Divulgação / Via Agência Pará)

“É mais um evento muito bom, que veio instruir a gente da melhor forma de trabalhar e aprender mais, além daquilo que a gente sabia, com isso melhorar a técnica de trabalho e de manejo com a fruta, com o processamento. Eu espero ter bons resultados com todo este aprendizado”, comentou Helvécio Fernandes Godinho, de 63 anos, produtor de polpas de frutas de Ourilândia do Norte.

Depois da palestra a Priscila Farias Sales de Araújo sentiu-se mais segura para planejar abrir seu próprio negócio. “Particularmente a palestra me abriu um leque de informações as quais eu ainda não tinha tido acesso, tenho certeza que depois deste curso vou dar início ao meu empreendimento com o conhecimento necessário para atuar da forma correta. Então eu só tenho a agradecer a todos que se empenharam e que se dedicaram para a realização deste evento”, disse.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Pará)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!