sexta-feira, 22 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Golpe de Estado na Bolívia: militares se mobilizam nas ruas e invadem palácio do governo

O presidente Luis Arce e o ex-presidente Evo Morales denunciam a chamada 'mobilização irregular' dos militares com tanques e tropas nas ruas da Bolívia. O general Juan José Zúñiga anunciou o golpe. No Brasil, Lula diz esperar que a democracia prevaleça e que 'Golpe nunca deu certo'
Militares com um tanque blindado tomam o Palácio Presidencial da Bolívia nesta quarta-feira, 26 de junho (Foto: Reprodução / Twitter / X / @julianopsol)

Mais uma vez, a Bolívia sofre uma tentativa de golpe de estado. Na tarde desta quarta-feira (26), militares tomaram as ruas, com tropas e tanques, e invadiram o palácio presidencial. O presidente Luis Arce e o ex-presidente Evo Morales denunciam a chamada “mobilização irregular” e usam o termo “tentativa de golpe”. O general Juan José Zúñiga disse que “…o país não pode seguir assim” e exigiu uma completa mudança administrativa no país.

Veja imagens da mobilização no Instagram do Fato Regional:

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Fato Regional (@fatoregional)

As informações ainda são preliminares, mas as notícias e imagens de La Paz circulam o mundo. Policiais enfrentam manifestantes e autoridades internacionais estão em busca de notícias mais concretas sobre o que está ocorrendo. No Brasil, o presidente Lula (PT) disse que solicitou que o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para apurar junto a Luis Arce o que está ocorrendo. “Quero que a democracia prevaleça. Golpe de estado nunca deu certo”, disse.

“Os três chefes das Forças Armadas vieram expressar a nossa consternação. Haverá um novo gabinete de ministros, certamente as coisas vão mudar, mas o nosso país não pode continuar assim”, disse o general Juan José Zuñiga a jornalistas.

A Organização dos Estados Americanos (OEA) condenou a movimentação e pediu respeito à democracia. O presidente de Honduras, que ocupa a  presidência da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), também falou em golpe de estado e pediu uma reunião de emergência dos estados membros, entre eles o Brasil.

ATUALIZAÇÃO ÀS 18h31

Itamaraty faz comunicado a brasileiros na Bolívia. Veja as orientações:

“O Itamaraty, por meio de suas repartições consulares na Bolívia, permanece atento à situação dos brasileiros no país.

Em caso de emergência, os nacionais podem contatar os telefones de plantão do setor consular da Embaixada em La Paz (+591 7061-2897), dos Consulados-Gerais em Cochabamba (+591 7593-8885) e em Santa Cruz de la Sierra (+591 7 856 4465) e dos Consulados em Cobija (+591 7291-6683), Guayaramerin (+591 7218 3344) e Puerto Quijarro (+591 7732-1334).

O plantão consular do Itamaraty permanece disponível no número +55 61 98260-0610 (inclusive WhatsApp)”.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional, com informações do G1 e Metrópoles)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!