segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Helder Barbalho será oficialmente cotado como candidato a presidente em levantamento do Paraná Pesquisas

O nome do governador vinha sendo especulado como um possível candidato a vice-presidente, mas após a projeção nacional e internacional há novas possibilidades em jogo
Helder Barbalho tem alta aprovação no estado do Pará e projeção nacional e internacional como voz e gestor de um dos maiores estados da Amazônia (Foto: Pedro Guerreiro / Agência Pará / Arquivo)

O instituto Paraná Pesquisas confirmou que, oficialmente, vai incluir o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), nos levantamentos para as eleições presidenciais de 2026. A informação foi revelada, a princípio, pela colunista Bela Megale, de O Globo. Há alguns meses, a tese seria de que ele poderia vir como candidato a vice-presidente.

Desde a pandemia de covid-19, o governador tem se projetado no cenário nacional, participando de discussões com outros governadores do Brasil e com parlamentares. Também tem participado de vários eventos e há alguns dias foi sabatinado no Roda Viva, um dos mais antigos e conceituados programas de entrevista da TV brasileira.

Mais recentemente, Helder se tornou um expoente nacional e internacional nas discussões sobre meio ambiente, Amazônia e bioeconomia. O Pará, em 2025, será sede da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30) e neste ano sediou o evento global Diálogos da Amazônia, com intensa atuação do governador e presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Helder ainda não comentou a pesquisa e nem se vai realmente testar o próprio nome nas eleições de 2026. Entre outros governadores cotados para disputar a sucessão de Lula estão Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e Raquel Lyra (PSDB-PE).

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional, com informações de O Globo)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!