domingo, 3 de março de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

No sul do Pará, governo inaugura Hospital Regional de Rio Maria e entrega Hospital Municipal de Sapucaia reformado

O Hospital Regional de Rio Maria se integra à rede composta pelo Hospital Regional de Redenção e Hospital Regional da PA-279 para atendimento á população dos 15 municípios do sul do Pará (Foto: Alex Ribeiro / Agência Pará)

Duas grandes obras foram entregues pelo Governo do Estado para reforçar a saúde pública no sul do Pará: o Hospital Regional de Rio Maria — Dr. Edvair Vilela de Queiroz e a reforma do Hospital Municipal de Sapucaia. O governador Helder Barbalho (MDB), numa série de agendas na Região de Integração do Araguaia, esteve nos dois municípios, nesta quarta-feira (24), para as inaugurações junto aos prefeitos e vereadores de cada cidade. A agenda se estende para esta quinta-feira (25), em Ourilândia do Norte e Xinguara.

O Hospital Municipal de Sapucaia foi totalmente reformado para entregar à população um ambiente seguro, modernizado e acolhedor na saúde pública (Foto: Rodrigo Pinheiro / Agência Pará)

A primeira entrega foi a reforma do Hospital Municipal de Sapucaia. A unidade hospitalar foi totalmente reconstruída, com pintura nova, construção de abrigo de gerador, revisão de cobertura do telhado, troca de esquadrias, piso, forro, recuperação de reservatório elevado e revisão de toda a instalação elétrica. São 10 leitos clínicos, 1 obstétrico e 3 leitos pediátricos. O convênio firmado faz parte da estratégia do Governo do Pará de descentralização do atendimento de saúde. O investimento total foi de R$ 2.563.757,32.

“É fundamental que a primeira porta de entrada do sistema de saúde, que é o municipal, possa estar estruturada. Por isso, o governo pensa nos hospitais regionais, pensa nos equipamentos que permitam a descentralização do atendimento. Mas pensa acima de tudo que o hospital municipal esteja em condição de receber este paciente, de poder cuidar dos primeiros socorros, poder estabilizar e dar solução”, disse o governador.

Em seguida, foi feita a entrega do Hospital Regional de Rio Maria – Dr. Edvair Vilela de Queiroz, cujo investimento total foi de R$ 5.840.000,00. A unidade hospitalar tem 37 leitos divididos em clínica cirúrgica, ortopedia e traumatologia cirúrgica, ginecologia, obstetrícia (pré-parto, parto e pós-parto) e leitos de estabilização. E assim, a cidade ofertará mais um espaço de saúde pública na região sul do Pará, junto com os hospitais regionais da PA-279 e de Redenção.

O governador Helder Barbalho celebrou as entregas e considerou um dia histórico para a região sul do Pará. “Rio Maria passa a ter um dos mais modernos equipamentos de saúde do Pará, Amazônia e Brasil. Festejo essa conquista com vocês e quero agradecer a confiança, amizade e parceria. Agradecer a parceria dos servidores públicos, secretários e população”, ressaltou.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Pará)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!