quinta-feira, 25 de abril de 2024

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Operadoras tem que ter lista de quem não quer receber ligação de telemarketing, diz Anatel

Agência deu prazo de 30 dias para que empresa providenciem lista de consumidores.

A Agência Nacional de Telecomunicações determinou que as operadoras criem, em 30 dias, uma lista de consumidores que não querem mais receber chamadas de telemarketing.

Dez estados e uma capital têm leis para evitar abusos de empresas de telemarketing. Em São Paulo, as pessoas podem cadastrar o número do telefone para bloquear chamadas desconhecidas. As exceções são empresas de filantropia, de cobrança ou que mantenham alguma relação com o cliente.

No estado de São Paulo, mais de dois milhões de consumidores se cadastraram para não receber ligações indesejadas.

O que muita gente não sabe é que, a partir do cadastro, o sistema não bloqueia automaticamente as ligações. As empresas é que precisam consultar o banco de dados do Procon e deixar de ligar para quem não quer ser incomodado. Mas muitas não respeitam as regras.

O Procon diz que, quando as empresas desrespeitam o bloqueio, o consumidor deve registrar uma reclamação no site. Só de janeiro a abril, foram mais de 12 mil reclamações procedentes. A multa varia de R$ 657 a quase R$ 10 milhões.

“Não falta fiscalização. Esse problema é um problema recente na agenda e a gente ainda, na verdade, não tem uma regra federal que proteja o consumidor. Então, neste momento, a gente precisa criar a regra”, explicou a superintendente de Relações com os Consumidores da Anatel, Elisa Vieira.


Mas números da própria Anatel mostram que as reclamações vêm subindo desde 2017. Foram 27 mil em 2018.

 

 

Com informações do site do Jornal Nacional