sexta-feira, 24 de maio de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

PF explode ponte de acesso à Extensão Apyterewa em São Félix do Xingu

A ponte foi localizada e destruída na sexta-feira (26), um dia antes de uma reunião marcada por moradores expulsos da área que passou por um dramático, com indícios de truculência e questionado processo de desintrusão
A ponte foi localizada e destruída pela PF a pedido da Funai (Foto: Polícia Federal)

A Polícia Federal informou, neste final de semana, que localizou e destruiu uma ponte que dava acesso à Extensão Apyterewa, em São Félix do Xingu, no Sul do Pará. A operação para detonação ocorreu entre os dias 25 e 26 de abril. A ação ocorreu na véspera de uma reunião que moradores expulsos da área, durante o processo de desintrusão, no final de 2023, convocaram nas redes sociais.

“A estrutura tinha 61 metros de comprimento e 4,6 metros de largura, sustentada por oito pilares de concreto. A ponte, na região do Paredão, é conhecida como Bucha do Natanael”, diz a PF.

Veja no Instagram do Fato Regional o vídeo da explosão:

Nota da Polícia Federal diz que a ação ocorreu a pedido da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), para evitar que alguém voltasse a área após o dramático e criticado processo de Desintrusão da Apyterewa. Cerca de 2 mil famílias — segundo associações de moradores e advogados — residiam na área de quase 774 mil hectares, que foi destinada para vivência exclusiva dos indígenas Parakanã e preservação ambiental.

Após o processo, grande parte das famílias vive em condições precárias, num acampamento improvisado, à beira da estrada. Vários animais morreram nos últimos tempos e os moradores expulsos estão em condição de grave vulnerabilidade social. A ação foi determinada pelo ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e cumprida pelo Governo Federal.

(Da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!