A ponte sobre o rio Fresco, em São Félix do Xingu, no sul do Pará, é uma das mais grandiosas obras do município durante a gestão do prefeito João Cleber, em parceria com o Governo do Estado, através do governador Helder Barbalho. A construção está acelerada e deve ser concluída ainda neste primeiro semestre. A estrutura vai integrar o município a outras regiões, dará mais opções de mobilidade e facilitará o escoamento da produção agropecuária.
Nesta semana, chegaram carretas com as treliças para lançamento das vigas da ponte sobre o Rio Fresco. A Paulitec, empresa que executa a obra, informou que os pilares já estão prontos e resta a conclusão do pilar central para lançar as vigas, as pré-lajes e lajes. Uma das etapas recentes foi a protensão das cordoalhas das vigas pré-moldadas. Após o lançamentos dessas estruturas, será feito o concreto e então pavimentação da ponte.
Durante a visita a São Félix do Xingu, para o cumprimento de uma extensa agenda, o governador Helder Barbalho — acompanhado da vice-governadora Hana Ghassan, do prefeito João Cleber, do deputado Torrinho Torres, do deputado Priante e de vereadores — visitou as obras e pôde conferir de perto os avanços da construção. O chefe do Executivo estadual reafirmou que vai voltar em breve ao município para inaugurar a ponte sobre o rio Fresco.
“Com muita alegria estamos vendo essa obra grandiosa, em parceria com o governador Helder Barbalho (MDB), que tanto tem feito pelo nosso município, se aproximar da conclusão para beneficiar a população de São Félix do Xingu e principalmente nossos produtores, facilitando a integração de todas as regiões da cidade sem a necessidade de uma balsa para a travessia”, comentou o prefeito João Cleber.
Com 480 metros de extensão, a ponte sobre o rio Fresco tem 11 vãos, sendo nove de 40 metros de largura e dois vãos centrais de navegação com 60 metros de largura e ainda 14 metros de altura. O projeto atende às normas de engenharias civil e naval, terá duas pistas de rolamento, faixa de pedestres e iluminação pública em LED. A atual travessia de balsa possivelmente será descontinuada.
A construção da ponte beneficiará diretamente mais de 130 mil habitantes do município de São Félix do Xingu e, indiretamente, mais de 350 mil pessoas da Região do Xingu e de integração do Araguaia. O município tem o maior rebanho bovino do Brasil e forte economia agropecuária. Com o novo acesso, será possível aquecer ainda mais a economia da cidade e integrar a região, atraindo investimentos e levando a mais desenvolvimento.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Funcionário do Tribunal de Contas do Estado do Pará é indiciado por injúrias raciais contra deputada federal do Rio de Janeiro
- Com provas em São Félix do Xingu, Redenção e Santana do Araguaia, Concurso Unificado do Governo Federal encerra inscrições nesta sexta-feira (9); veja editais
- Polícia investiga morte por afogamento em Água Azul do Norte durante pescaria no rio Caracol
- VÍDEO: ‘Chiquinho’, famoso arrombador de Parauapebas, é preso após dois crimes em Redenção