domingo, 19 de maio de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Prefeito Dr. Celso destaca avanços para Tucumã com implantação de projeto de cobre da EroBrasil

Após visita às obras do projeto da EroBrasil em Tucumã, o CEO da mineradora, Eduardo de Come, e representantes da Semas participaram de um evento no qual o prefeito analisou os progressos que o município teve na parceria com a empresa. O projeto avança para as etapas finais de implantação para começar a operar no segundo semestre deste ano.
O prefeito de Tucumã, Dr. Celso; o CEO da EroBrasil, Eduardo de Come; e o diretor do Projetos da EroBrasil em Tucumã, Thiago de Assunção durante visita às obras do projeto de cobre (Foto: Wesley Costa / Fato Regional)

Após uma visita ao projeto e sede da EroBrasil em Tucumã, nesta quinta-feira (2), representantes da mineradora, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e o prefeito Dr. Celso Lopes (União Brasil) analisaram avanços no município. Desde a implantação do projeto especializado em cobre, obras têm sido conduzidas pela prefeitura em parceria com a empresa, além de diversas demandas atendidas.

O time da EroBrasil em Tucumã, junto aos representantes da Semas e o prefeito Dr. Celso, na visita às obras do projeto (Foto: Fato Regional)

O projeto em si resultou em mais de 1,7 mil empregos e investimentos de US$ 305 milhões (cerca de R$ 1,5 bilhão) que em parte aqueceram a economia local de Tucumã e da região Sul do Pará. Mas há outros destaques dessa parceria, como veículos para uso dos serviços públicos da cidade e obras mais robustas, como a Feira de Artesanato e a Praça de Lazer, entre outras ações.

“A empresa veio para o diálogo e para o crescimento mútuo com a cidade. Num período tão curto de 2 anos, já vai receber a licença de operação. É muito poder saber que a população tucumaense será beneficiada e que tudo está funcionando como devia. Vamos firmar um termo de cooperação técnica abrangendo saúde, segurança pública e infraestrutura. Projetos de mineração atraem muitas pessoas e precisamos melhorar a qualidade de vida da população”, analisou o prefeito Dr. Celso.

Entre os projetos sociais da EroBrasil em parceria com a prefeitura de Tucumã está a Fábrica de Campeões, que beneficia mais de 380 crianças num projeto de Caratê que foi a uma campeonato mundial em Malta (Foto: Wesley Costa / Fato Regional)

Tucumã começou a fazer parte da história da EroBrasil há cerca de 15 anos, como lembra o CEO da empresa, Eduardo de Come, com um projeto que foi adquirido. E agora, após a conclusão, serão mais de 12 anos de operação, com início previsto para o segundo semestre de 2024.

“Compramos o projeto e agora estamos vendo ele de pé e quase pronto, se tornando realidade. Ficamos satisfeitos com o acolhimento de Tucumã e todas as parcerias com a prefeitura e a comunidade nessa primeira fase de construção. Nossa expectativa é de que isso seja mantido e intensificado. Não temos a pretensão de fazer uma revolução na cidade, mas estaremos ao lado da prefeitura e do Governo do Pará para que não só a empresa ganhe. Precisamos ganhar junto com as pessoas da cidade”, declarou o CEO da EroBrasil.

Para Rodolpho Zahluth, secretário adjunto da Semas, a EroBrasil está cumprindo com todas as condicionantes para o projeto em Tucumã. E a última condicionante será o termo de cooperação técnica com a prefeitura. “É uma satisfação. O projeto está em vias de ser autorizado e logo teremos boas notícias e essa visita é normal, para conhecer o projeto e conferir se está tudo ok. E fomos a campo, ver de perto as compensações sociais e ambientais apoiadas pela empresa, o diálogo e parceria para o desenvolvimento de Tucumã”, comentou.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!