sexta-feira, 24 de maio de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Prefeito João Cleber aprova recursos para festividade do povo Kayapó de São Félix do Xingu no Dia Nacional dos Povos Indígenas

As verbas que somam R$ 100 mil e foram captadas via Lei Paulo Gustavo de incentivo à cultura. O povo Kayapó do Sul do Pará é conhecido por festividades muito tradicionais e reconhecidas como algumas das mais belas do Brasil
O prefeito João Cleber assinou o convênio entre a prefeitura - através da Semcult - e as lideranças Kayapó para as festividades alusivas ao Dia Nacional dos Povos Indígenas (Foto: Ascom / PMSFX)

As comunidades Kayapó de São Félix do Xingu, no Sul do Pará, receberam R$ 100 mil para a realização das festividades alusivas ao Dia Nacional dos Povos Indígenas. O convênio foi assinado pelo prefeito João Cleber (MDB) e lideranças. As verbas foram captadas através da Lei Paulo Gustavo de incentivo à cultura. Para o gestor, essa é uma forma de valorizar e reconhecer os povos originários da Amazônia.

As festividades do povo Kayapó estão entre algumas das mais belas, icônicas e tradicionais entre os povos indígenas do Brasil. Tanto que essas festividades serão documentadas, num projeto de uma associação, para que sejam eternizadas num acervo público. No entanto, as celebrações que receberam o apoio são alusivas apenas ao dia 19 de abril.

“Fico muito feliz em poder apoiar as festividades, através da Lei Paulo Gustavo e da nossa Secretaria Municipal de Cultura, das nossas comunidades Kayapó. As festas, como informaram no projeto, serão nas próprias aldeias das comunidades do rio Fresco e do rio Xingu. Estendo meu abraço a todos os povos indígenas de São Félix do Xingu e de todo o Pará para este Dia Nacional dos Povos Indígenas”, disse o prefeito João Cleber.

Pelos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país tem 1.693.535 indígenas residentes. No Pará, a população é de 80.974 indígenas, divididos entre 57 etnias, sendo 41.819 morando em terras indígenas e 39.155 em áreas urbanas. Cerca de 10% do total vive na região sul do estado.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!