quarta-feira, 24 de abril de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Prefeitura de Ourilândia, Vale e Senai firmam parceria para ampliar capacitação profissional no Sul do Pará; são esperados 1 mil alunos por ano

O Centro de Treinamento da Mineração Onça Puma vai ajudar na formação e qualificação em Ourilândia do Norte e municípios próximos da região Sul do Pará. Serão ofertados cursos em diversas áreas da indústria geral e específicos da mineração. O convênio entre a Prefeitura de Ourilândia, Vale Metais Básicos e Senai terá duração de 10 anos.
A parceria atende a uma demanda antiga da região por um centro especializado na formação e qualificação da mão de obra para a mineração e outros serviços do setor produtivo no Sul do Pará e a parceria entre a Vale Metais Básicos e o Senai vai atender a esse anseio (Foto: Divulgação / Vale)

A Prefeitura de Ourilândia do Norte, Vale Metais Básicos e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) firmaram um convênio que vai beneficiar comunidades de Ourilândia do Norte e demais municípios da região Sul do Pará. Por meio de contrato de cessão, o Centro de Treinamento da Mineração Onça Puma foi cedido por 10 anos e será administrado pelo Senai para a oferta de cursos profissionalizantes. É a primeira vez que a instituição vai ter um espaço exclusivo para atendimento à população da região.

O Centro de Treinamento da Mineração Onça Puma conta com 6 salas de aula, 8 laboratórios e auditório com capacidade para 120 pessoas. Serão ofertados cursos nas áreas de Metalmecânica, Eletroeletrônica, Automação, Operação de Mina e Elétrica, nas modalidades Qualificação Profissional, Aprendizagem Industrial e Habilitação Técnica, dentre outros. São esperados 1 mil alunos por ano graças ao convênio.

“Celebramos uma parceria importantíssima para o nosso povo, que é esse convênio. Uma das nossas maiores preocupações era a capacitação técnica dos nossos jovens e agora é possível. Será uma parceria de 10 anos e teremos jovens mais aptos e profissionais ao final desse período”, disse o prefeito de Ourilândia, dr. Júlio César. O vereador César Goleiro, presidente da Câmara Municipal, agradeceu pelo empenho entre o Executivo e o Legislativo e parabenizou a formalização do convênio entre Vale, Senai e Prefeitura.

Dário Lemos, diretor regional do Senai Pará, analisa que a parceria vai gerar oportunidades e fortalecer a indústria da região. “Com este polo avançado, vamos atender não só a comunidade e a Vale, mas também prestadoras de serviço e outras empresas que aqui estão instaladas para que possamos transformar a realidade local com uma mão de obra qualificada”, diz.

A formação e qualificação de mão de obra não só é compromisso da Vale, como também é missão do Senai e da Prefeitura de Ourilândia do Norte, na gestão do prefeito Dr. Júlio. A parceria em Ourilândia poderá resultar na formação de 1 mil alunos por ano (Foto: Divulgação / Vale)

Moradores de Ourilândia e de outras cidades da região sul do Pará também poderão participar dos cursos e ser beneficiados pelas formações. A aluna Loslorrana Coimbra, que transformou a sua jornada profissional a partir do programa de formação profissional realizado pela Vale Metais Básicos e Senai, ressalta como a parceria mudou a vida dela. “Eu estava desempregada e hoje posso dizer que eu atingi meu objetivo que era de entrar na Vale Metais Básicos. Através do curso pude me qualificar para fazer parte da empresa”, conta.

Um polo voltado à formação profissional era demanda antiga da população da região. O Senai é o principal formador de mão de obra qualificada para o setor produtivo local. “A Vale Metais Básicos, por meio de Onça Puma, cresce e evolui juntos com esta cidade que nos acolhe há quase duas décadas. Contribuir com o desenvolvimento e capacitação das pessoas também faz parte do nosso compromisso com o desenvolvimento socioeconômico da região”, disse Kilma Cunha, diretora operacional de Onça Puma.

“Nós vamos dar a oportunidade de pelo menos mil alunos por ano passarem por esta instituição, para se prepararem para o mercado de trabalho. Então é de grande valor para todos nós, enquanto empresa e enquanto comunidade, estarmos recebendo essa unidade do Senai aqui em Ourilândia do Norte”, afirma Antônio Padovezi, diretor do Atlântico Sul Vale Metais Básicos.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional, com informações da Vale)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!