As eleições para a prefeitura de Xinguara têm mais uma pré-candidatura anunciada: o ex-prefeito José Davi Passos, lançado pela federação formada por PT, PCdoB, PSOL e PV. Essa é uma resposta dos partidos de esquerda para se posicionarem numa cidade cujo perfil do eleitorado é mais à direita. A proposta acaba sendo um movimento de oposição à pré-candidatura do também ex-prefeito Osvaldinho Assunção, que vai disputar o pleito de outubro deste ano pelo MDB.
Ainda que PT e MDB tenham uma parceria em nível estadual e federal, representada pela proximidade de Helder Barbalho ao presidente Lula, Osvaldinho foi aceito no partido do governador. No entanto, segue com o posicionamento político à direita e é bolsonarista. O Partido dos Trabalhadores em Xinguara rejeitou essa decisão e por isso decidiu lançar um nome próprio e mais próximo do próprio posicionamento político de esquerda.
José Davi Passos é professor, pesquisador e escritor vinculado à Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Foi prefeito de Xinguara por dois mandatos consecutivos, entre os anos de 2005 e 2012. Desde então, o município tem sido governado por grupos políticos de centro e de direita.
(Da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Polícia Militar intercepta suspeita de tráfico ligada a uma facção criminosa em Ourilândia do Norte
- Ourilândia: prefeito Dr. Júlio e deputado Torrinho articulam internet e implantação do ensino médio para o Campinho e o Fogão Queimado
- Justiça do Trabalho terá atendimentos gratuitos na Taboca, em São Félix do Xingu, nestes dias 6, 7 e 8 de março
- Família de Eder Parecido Jacinto, réu do 8 de janeiro de 2023, desmente notícias falsas sobre a morte dele em Redenção