sexta-feira, 12 de abril de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

PT lança pré-candidatura de José Davi Passos para disputar a prefeitura de Xinguara pela esquerda contra Osvaldinho

O ex-prefeito de Xinguara vem como um nome para tentar enfrentar outro ex-prefeito, Osvaldinho, que é pré-candidato pelo MDB e que mantém um posicionamento à direta, ainda que agora faça parte do partido do governador Helder Barbalho. O anúncio do PT visa trazer um outro polo político para o pleito deste ano.
José Davi Passos, professor e ex-prefeito de Xinguara, é o pré-candidato pelo PT para disputar eleições 2024, pela esquerda, em Xinguara (Foto: Redes Sociais / Arquivo)

As eleições para a prefeitura de Xinguara têm mais uma pré-candidatura anunciada: o ex-prefeito José Davi Passos, lançado pela federação formada por PT, PCdoB, PSOL e PV. Essa é uma resposta dos partidos de esquerda para se posicionarem numa cidade cujo perfil do eleitorado é mais à direita. A proposta acaba sendo um movimento de oposição à pré-candidatura do também ex-prefeito Osvaldinho Assunção, que vai disputar o pleito de outubro deste ano pelo MDB.

Ainda que PT e MDB tenham uma parceria em nível estadual e federal, representada pela proximidade de Helder Barbalho ao presidente Lula, Osvaldinho foi aceito no partido do governador. No entanto, segue com o posicionamento político à direita e é bolsonarista. O Partido dos Trabalhadores em Xinguara rejeitou essa decisão e por isso decidiu lançar um nome próprio e mais próximo do próprio posicionamento político de esquerda.

José Davi Passos é professor, pesquisador e escritor vinculado à Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Foi prefeito de Xinguara por dois mandatos consecutivos, entre os anos de 2005 e 2012. Desde então, o município tem sido governado por grupos políticos de centro e de direita.

(Da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!