Uma carga de 429 telhas de microfibra de cimento foi flagrada, em situação irregular, no posto da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) que fica no km 15 da rodovia PA-447, no Sul do Pará. Avaliados em mais de R$ 78 mil, os produtos estavam numa carreta bitrem, que saiu de Brasília (DF) com destino a Conceição do Araguaia. A apreensão ocorreu na sexta-feira (26).
“A equipe de fiscalização suspeitou da carga devido à discrepância entre o peso declarado na nota fiscal. O motorista apresentou documentação fiscal referente a sacos de cimento. Durante a conferência dos documentos a equipe foi alertada pelo peso incompatível com o porte do caminhão e pela disposição da carga e decidiu realizar uma inspeção física detalhada que resultou na descoberta de 429 telhas de microfibra em meio a carga de cimento, não declaradas na documentação fornecida e, portanto, sem a devida documentação fiscal”, disse o coordenador da unidade do Araguaia, Cicinato Oliveira.
Foi emitido um Termo de Apreensão e Depósito (TAD) no valor de R$ 26.968,23. Após o pagamento do termo referente ao ICMS e multa, a mercadoria foi liberada. Mas ficou o alerta da Sefa para outras pessoas de que não existe comércio e transporte de cargas sem documentação fiscal correta.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Pará)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL: