segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Senadores membros da CPI da ONGs convocam povo de São Félix do Xingu para audiência nesta quarta-feira (29/11)

Além do senador Zequinha Marinho, estarão em São Félix do Xingu a senadora Damares Alves, o senador e ex-vice-presidente Hamilton Mourão e o presidente da CPI, senador Plínio Valério
O senador Zequinha Marinho e o ex-vice-presidente Hamilton Mourão estarão em São Félix do Xingu para a audiência da CPI das ONGs e apontam que população está sendo massacrada pela política indigenista (Foto: Reprodução / Instagram)

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a atuação de organizações não governamentais (ONGs) no Brasil estará em São Félix do Xingu nesta quarta-feira (29). Os senadores membros da comissão vão tentar identificar como agem essas instituições na região sul do Pará e quais as influências que levaram à operação de desintrusão da Apyterewa, um processo dramático e marcado por relatos de truculência policial por moradores da área.

A principal pauta da audiência será a Apyterewa e o sofrimento de famílias expulsas da área de 774 mil hectares, que foi demarcada como terra indígena e de vivência exclusiva de 1 mil indígenas da etnia Parakanã e destinada á preservação ambiental. “Estaremos em São Félix do Xingu para ouvir o povão masscrado por essas ONGs através da política indigenista”, disse o senador Zequinha Marinho (Podemos-PA).

Para o senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS, ex-vice-presidente), a CPI das ONGs é importante para chegar à verdade sobre a influência dessas organizações no processo que levou à desintrusão da Apyterewa e ações em outras terras indígenas. “Vamos colher testemunhos e nós sabemos o quanto vocês sofreram. Vamos tentar corrigir essa grande injustiça que vocês estão sofrendo e somos solidários à luta de vocês. Estaremos o dia inteiro em São Félix do Xingu”, disse o presidente da comissão, senador Plínio Valério (PSDB-AM).

Também estarão presentes os senadores Damares Alves (Republicanos-PR), Jaime Bagatolli (PL-RO), Styvenson Valentim (Podemos-RN) e Márcio Bittar (União Brasil – AC). O encontro está marcado para as 9h, no salão paroquial em São Félix do Xingu. Os parlamentares convidam a todos os cidadãos do município a participar da audiência.

(Da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!