Todos os municípios da região sul do Pará estão sob alerta de tempestades, que podem ocorrer até esta terça-feira (7). Há dois níveis de alerta: o amarelo e o laranja — o terceiro e o segundo na escala de riscos, respectivamente — do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Há possibilidades de vários estragos, como rompimento de redes de energia e telefonia, queda de árvores, alagamentos e destruição parcial de imóveis. Há previsão inclusive da formação de granizo.
O sul do Brasil e a região centro-sul estão passando por fenômenos climáticos que favorecem a formação de tempestades com rajadas de vento. Na descrição dos alertas divulgados pelo Inmet — que começaram na sexta-feira (3) e foram atualizados nesta segunda-feira (6) —, há a possibilidade de ventos de até 100 quilômetros por hora e chuvas de até 60 milímetros por hora (considerada chuva muito forte). A recomendação do Instituto é de evitar usar aparelhos eletrônicos na hora da chuva e buscar abrigo.
No dia 29 de outubro, Ourilândia sofreu com chuva intensa e vento forte que acabou destelhando casas e derrubando árvores. Caso os fenômenos previstos se concretizem, como mostra a previsão do Inmet, a cena pode se repetir por todos os municípios da região sul do Pará listados no alerta meteorológico. Relembre a cena no Instagram do Fato Regional:
A validade dos alertas segue até as 10h desta terça-feira (7) e pode ser renovada, dependendo do comportamento do clima até a próxima previsão. No levantamento do Fato Regional, foi feito o recorte para a região sul do Pará, mas há alertas para outras cidades da região sudeste.
Veja os municípios do sul do Pará que constam no alerta amarelo do Inmet:
- Água Azul do Norte
- Bannach
- Conceição do Araguaia
- Cumaru do Norte
- Floresta do Araguaia
- Ourilândia do Norte
- Pau D’Arco
- Redenção
- Rio Maria
- Santa Maria das Barreiras
- Santana do Araguaia
- São Félix do Xingu
- Sapucaia
- Tucumã
- Xinguara
*NOTA DA REDAÇÃO:
Matéria atualizada nesta segunda-feira (6) após a renovação dos alertas de tempestades pelo Inmet e com validade até esta terça-feira (7). A Redação do Fato Regional segue atenta.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- 1ª Cavalgada Municipal de Ourilândia do Norte reúne multidão nas ruas para ver desfile de comitivas
- Mulher grávida e a filha de 3 anos são estupradas, torturadas e mortas a golpes de terçado no Pará; suspeito foi preso no Amapá
- Duas pessoas morrem e outras três ficam feridas após ataque a tiros em Rio Maria
- Deputado Torrinho vai mobilizar esforços na Alepa e em Brasília para mitigar o sofrimento de famílias que saíram da Apyterewa