domingo, 3 de março de 2024

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TRE do Pará lança assistente virtual no WhatsApp para tirar dúvidas e agilizar atendimentos

A assistente virtual é um serviço automatizado e vai possibilitar que as eleitoras e os eleitores tenham acesso, via WhatsApp, às informações sobre a regularização eleitoral e aos demais serviços ofertados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará, já de olho nas eleições deste ano
O novo serviço da assistente virtual Bertha vai agilizar o atendimento aos eleitores para as eleições 2024 no Pará (Foto: TRE do Pará / Arquivo / Imagem Ilustrativa)

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) lançou uma assistente virtual, que atende via WhatsApp, para auxiliar as eleitoras e os eleitores a tirar as principais dúvidas sobre a regularização eleitoral e demais serviços ofertados à população pelo tribunal: é a chatbot “Bertha”. O nome é uma homenagem a uma zoóloga, educadora e ativista feminista, Bertha Lutz, que se destacou na luta pelos direitos políticos das mulheres brasileiras.

Para utilizar os serviços da Bertha, basta adicionar o número (91) 3346-8000 no WhatsApp e então começar a interagir via mensagens de texto. As principais opções de serviços buscados vão desde informações sobre título eleitoral e a emissão de certidões, até filiação e desfiliação partidária, acessibilidade, urna eletrônica, a segurança do processo eleitoral e o contato com a Ouvidoria Judicial Eleitoral (OJE), que é a seção responsável pelo serviço.

Caso a pessoa não encontre a informação desejada entre as opções que a Bertha entregue na conversa, também existe a possibilidade de falar por telefone com uma (um) atendente humana (o) que vai auxiliar a eleitora ou o eleitor. Desde 2022, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já utiliza o serviço de chatbot como tira-dúvidas e para facilitar a identificação de notícias falsas divulgadas na internet.

Para a diretora-geral do TRE do Pará, Nathalie Castro, a Bertha vai colaborar para agilizar o atendimento aos eleitores — com serviço garantido 24 horas por dia — e desafogar outros canais de atendimento operados por servidores humanos.  “Os servidores antes destacados para o atendimento de todas as demandas poderão, a partir de agora, se concentrar em tarefas que exigem planejamento e estratégia”, analisa.

Disque Eleitor segue funcionando em conjunto com a assistente virtual Bertha

O Disque Eleitor, canal de atendimento telefônico do TRE do Pará, também segue funcionando com o número 148 para que, por meio de ligação, as eleitoras e os eleitores tirem as dúvidas sobre os serviços da Justiça Eleitoral. O número atende todo o estado do Pará, recebe ligações a cobrar e funciona, em dias úteis, das 8h às 14h, e não precisa pagar nada pela ligação.

“O 148 é um serviço que está disponível para que o eleitor possa ligar, falar com o TRE e tirar as dúvidas sobre o título, os locais de atendimento e outras informações sobre a sua situação eleitoral”, informa o tribunal.

(Da Redação do Fato Regional)


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