quinta-feira, 10 de outubro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Tucumã recebe exposições e oficinas do projeto Hacklab Volante 2023

O projeto que envolve o Ministério da Cultura, o Instituto Cultural Vale e o Movimento Gambiologia vai levar um micro-ônibus adaptado que mistura ateliê, oficina, galeria de arte, museu de engenhocas e feira de ciências itinerante à praça Ronan Magalhães nestes dias 21 e 22 de outubro
O Hacklab Volante mistura ateliê, oficina, galeria de arte, museu de engenhocas e feira de ciências itinerante que promete levar uma exposição e atividades diversas a vários públicos de Tucumã (Foto: Alexandre Rezende / Divulgação Hacklab Volante)

Chega ao município de Tucumã, no sul do Pará, o Hacklab Volante. É um micro-ônibus adaptado que mistura ateliê, oficina, galeria de arte, museu de engenhocas e feira de ciências itinerante, patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O público poderá visitá-lo gratuitamente, interagindo com o acervo de arte multimídia e gambiarras científicas. No dia 21, sábado, o busão estará aberto a visitação das 16h às 22h e no dia 22, domingo, das 9h às 15h.

O Hacklab Volante é um laboratório que leva a espaços públicos atividades de formação em arte e tecnologia, combinadas de modo a incentivar a sustentabilidade ambiental e econômica. Ele parte de conceitos do movimento Gambiologia, que se inspira na gambiarra para aplicação na arte contemporânea, um dos fundamentos do movimento. Fred Paulino, coordenador geral e pedagógico do projeto, explica que ele se propõe a “discutir a tecnologia como ferramenta de transformação social, estimular o pensamento crítico e promover acesso e melhor compreensão do público em geral ao universo eletrônico”.

O Hacklab Volante traz diversas atrações e propostas curiosas para mexer com a cabeça dos visitantes (Foto: Alexandre Rezende / Divulgação Hacklab Volante)

 

O veículo é uma escultura eletrônica ambulante com estética nada minimalista, que chama atenção com sua sinalização artística diferenciada. Nele, habitam obras interativas, esculturas mecânicas, jogos eletrônicos, energia solar, sintetizadores, arte sonora, engenhocas e “o menor cinema do mundo”, uma cabine de exibição para apenas duas pessoas.

As visitas serão guiadas por monitores que apresentarão os conceitos científicos e artísticos das obras. Elas duram em torno de 10 minutos e são feitas em grupos de 6 a 8 pessoas. A exposição conta com quase 20 obras de nove artistas, como o próprio Fred Paulino, artista visual e curador, além de idealizador do projeto; os também mineiros Marcelo Kraiser e Sara Lana; o paulista Arthur Joly; e o argentino Jorge Crowe, entre outros.

Além das obras em exposição, o projeto leva conteúdos educativos, experiências eletrônicas, incentivo ao uso de fontes de energia sustentável e demonstrações de funcionamento de materiais eletroeletrônicos e manejo de ferramentas.

Fred Paulino, coordenador-geral e pedagógico do projeto Hacklab Volante (Foto: Alexandre Rezende / Divulgação Hacklab Volante)

Também fazem parte do Hacklab Volante os “Businhos”, oficinas de iniciação à eletrônica e ao design de produtos. Em Tucumã, os “Businhos” serão na Escola Municipal de Ensino Fundamental Elcione Barbalho e na EMEIF Pró Mulher. A metodologia adotada estimula a criatividade e o espírito inventivo dos participantes, com construção e customização de um adereço em formato de ônibus, contendo LEDs pisca-pisca e componentes eletrônicos.

Os próximos destinos do Hacklab Volante no Pará são Canaã dos Carajás (27 e 28/10), Parauapebas (03 e 04/11), Marabá (10 e 11/11) e Belém (13 a 24/11), com paradas em Icoaraci, Usina da Paz, Complexo Ver-o-Rio, Praça da República e Mosqueiro.

Veja a lista completa de obras e artistas:

  • Quadro Gambiológico Sequencial – colagem eletrônica (Fred Paulino, 2023)
  • Menor Cinema do Mundo – técnicas variadas (Autoria coletiva, 2022)
  • Máquina de Hipnose – colagem eletrônica (Fred Paulino, 2020)
  • Cromotópio – marcenaria/mecânica (Daniel Herthel, 2022)
  • Ludotecnia – sintetizador digital (Jorge Crowe, 2018)
  • Genius Gigante – jogo eletrônico (Fred Paulino e Maurício Jabur, 2022)
  • Máquina de Trotes – eletrônica antropológica (Sara Lana,2023)
  • Lavanda – sintetizador analógico (Marcelo Kraiser, 2023)
  • Máquina de Ritmos – sintetizador analógico (Marcelo Kraiser, 2023)
  • Reco Synth – sintetizador analógico (Arthur Joly, 2022)
  • Grilo Solar – escultura eletrônica (Paulo Nenflídio, 2019)
  • Realejo eletrônico – escultura eletrônica interativa (Paulo Nenflídio, 2022)
  • Brain Machine – objeto vestível interativo (Maurício Jabur, 2022)
  • Circuit Bending Pezinho – circuit bending (Fred Paulino, 2012)
  • Atari Punk Console Goiabada – sintetizador analógico (Fred Paulino, 2010)
  • Manual interativo de ferramentas (Fred Paulino e Sandro Miccoli, 2023)
  • Máquina de Raio-X – objeto vestível interativo (Juliana Porfírio, 2023)

(Da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!