sexta-feira, 12 de abril de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

VÍDEO: ribeirinhos de São Félix do Xingu recebem mudas de citros; Prefeitura projeta diversidade da produção local

As mudas foram doadas pela Adepará e os ribeirinhos de três associações são um projeto piloto de diversificação da agricultura familiar de São Félix do Xingu
A primeira muda de laranja plantada por ribeirinhos em São Félix do Xingu e com uma aula de melhor forma de cultivo (Foto: Ascom / Prefeitura de SFX)

Ribeirinhos ligados a três entidades de São Félix do Xingu, no sul do Pará, receberam mudas de citros da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagri). A proposta da prefeitura, na gestão do prefeito João Cleber (MDB), é aumentar a diversidade da produção local na agricultura familiar. A cidade já é destaque na pecuária e tem avançado na cacauicultura e na piscicultura.

Os ribeirinhos receberam mudas de laranja da espécie “Pêra Rio”. Os beneficiados fazem parte da Associados da Associação dos Ribeirinhos Lago Azul (Arla), dos Ambientalista dos Ribeirinhos Sustentáveis (Arisu) e dos Agroextrativistas na Ilha Procidonio (AIP). As mudas foram doadas à Prefeitura de São Félix do Xingu pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará).

“O prefeito João Cleber não mediu esforços para trazer essas mudas de laranja de Capitão Poço até São Félix do Xingu e fazer com que chegassem ao maior número de produtores o possível”, disse Marlos Peterle, titular da Semagri.

As comunidades receberam instruções dos técnicos da Semagri e logo poderão receber cursos pelo Senar (Foto: Prefeitura de SFX)

 

Nas visitas aos ribeirinhos do rio Xingu e do sítio São Sebastião, os servidores da Semagri propuseram a realização de cursos de fabricação de farinha de mandioca. As aulas serão anunciadas em breve pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), polo Redenção. Essa será uma segunda etapa do apoio aos povos tradicionais de São Félix do Xingu, que já recebeu ramas de maniva de mandioca.

A ribeirinha Marineidi Alves, do sítio Nova Conquista, é associada à Arisu. Para ela, a entrega das mudas e ensino das melhores técnicas de cultivo da laranja. E assim, garantindo emprego, renda e uso sustentável da terra. “Nós não tínhamos nada e hoje já temos muita coisa com essa parceria. Nosso muito obrigado ao prefeito e toda equipe da prefeitura”, disse.

(Da Redação do Fato Regional, com informações da Prefeitura de São Félix do Xingu)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!