A operação “Verão 2023”, do Governo do Pará, começou no dia 30 de junho e segue até o final de julho. Uma das áreas de foco da segurança pública no veraneio é o município de São Félix do Xingu, no sul do estado. Na cidade, o 36º Batalhão de Polícia Militar (BPM), sob o comando do tenente-coronel Carmona, vai garantir que turistas e moradores só precisem se preocupar em aproveitar as belezas naturais da cidade.
Com a presença em peso de policiais e bombeiros, além do apoio de servidores da Prefeitura Municipal de São Félix do Xingu — gestão do prefeito João Cléber —, o primeiro final de semana do veraneio 2023 passou sem ocorrências. Em julho, o número de turistas é quase igual à população do município. A praia do Porco é um dos principais locais visitados.
Neste primeiro final de semana, os agentes de segurança focaram na orientação e prevenção de acidentes e crimes. Foram feitas recomendações aos barqueiros e abordagens nas ruas a motoristas e pedestres. Policias e bombeiros também atuaram diretamente pelo rio Xingu em embarcações. Ao longo do rio, além de banhistas, há passeios de barco e pesca esportiva. Houve fiscalização e atendimento na orla, na marina , nas praias e ilhas e nas áreas comerciais.
O 36º BPM, de posse de relatórios de inteligência, mapeou os locais mais vulneráreis a ilícitos penais em São Félix do Xingu. E assim, montou um planejamento para melhor atender à população, mantendo e garantindo a ordem pública e dando a sensação de segurança aos veranistas. Consequentemente, prevenindo a ocorrência de crimes. O trabalho é norteado pelo Comando de Policiamento Regional XIII, agora comandado pelo coronel Francisco.
O capitão Júlio, subcomandante do 36° BPM, destaca que essa ação da Polícia Militar contribui com a tranquilidade na alta temporada aos veranistas que buscam as belezas oferecidas pela Cidade de São Félix do Xingu. Além de ressaltar o compromisso da PM com sua sua missão institucional, servir e proteger.
Leia mais, no Fato Regional:
- São Félix do Xingu terá mutirão de serviços previdenciários, trabalhistas e documentação; veja data e serviços disponíveis
- Concurso Público: IBGE abre 7.548 vagas com salários de até R$ 3.100,00
- Técnico de enfermagem é preso no local de trabalho por estupro de vulnerável em Belém
(Da Redação do Fato Regional, com informações do 36º BPM)
Nos siga no Facebook e no Instagram!