sexta-feira, 22 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Projeto de lei pode autorizar armas de calibres maiores para vigilantes em áreas rurais

A proposta que aguarda distribuição no Senado Federal é de autoria do senador Alan Rick, do União Brasil do Acre. Pelo projeto de lei, os vigilantes de áreas rurais poderiam usar os calibres 5,56 mm e 7,62 mm, após a autorização para controle da infestação de javaporcos, uma espécie híbrida e que se reproduziu rapidamente no Brasil.
Caso a proposta seja aprovada, vigilantes e empresas de segurança que atuam em áreas rurais terão autorização de porte para armas com calibres 7,62 mm e 5,56 mm (Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil / Arquivo / Imagem Ilustrativa)

O projeto de lei (PL) 6.140/2023, que aguarda distribuição no Senado, pode permitir o porte de armas de calibres 5,55 mm e 7,62 mm empresas de segurança e vigilantes que atuam em áreas rurais. A proposta é do senador Alan Rick (União Brasil – AC), que se baseia no porte desses calibres para o abate controlado da infestação de javaporcos e migração da criminalidade urbana para as zonas rurais. E assim, haver “proteção proativa das propriedades e bens”, como argumenta o parlamentar.

“A defesa do uso de armas de grosso calibre em zonas rurais por quem é devidamente capacitado para isso é importante, pois visa à autodefesa, à proteção da propriedade e à capacidade de enfrentar ameaças específicas encontradas nesses ambientes. O seu uso explica-se pelo fato de que, por serem afastadas das cidades, as comunidades rurais podem ter tempos de resposta mais longos por parte das autoridades policiais, tornando a autodefesa uma necessidade mais premente”, explica o senador.

O senador Alan Rick, do União Brasil do Acre, acredita se que foram liberadas armas de grosso calibre para controle da infestação de javaporcos, vigilantes e empresas de segurança que atuam nas zonas rurais deveriam ter direito a usar o mesmo poder de fogo na defesa das propriedades (Foto: Jefferson Rudy / Agência Senado)

Para Alan Rick, se as armas de calibres 5,56 mm e 7,62 mm já foram liberadas para proprietários rurais para controle de proliferação de javaporcos (híbridos de javali e porco doméstico) em suas terras, “…não seria lógico que os vigilantes das empresas de segurança privada contratadas para prover a segurança dessas mesmas propriedades fossem impedidos de dispor, também, de armas de igual potência de fogo”.

(Da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Senado)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!