O projeto de lei (PL) 6.140/2023, que aguarda distribuição no Senado, pode permitir o porte de armas de calibres 5,55 mm e 7,62 mm empresas de segurança e vigilantes que atuam em áreas rurais. A proposta é do senador Alan Rick (União Brasil – AC), que se baseia no porte desses calibres para o abate controlado da infestação de javaporcos e migração da criminalidade urbana para as zonas rurais. E assim, haver “proteção proativa das propriedades e bens”, como argumenta o parlamentar.
“A defesa do uso de armas de grosso calibre em zonas rurais por quem é devidamente capacitado para isso é importante, pois visa à autodefesa, à proteção da propriedade e à capacidade de enfrentar ameaças específicas encontradas nesses ambientes. O seu uso explica-se pelo fato de que, por serem afastadas das cidades, as comunidades rurais podem ter tempos de resposta mais longos por parte das autoridades policiais, tornando a autodefesa uma necessidade mais premente”, explica o senador.
Para Alan Rick, se as armas de calibres 5,56 mm e 7,62 mm já foram liberadas para proprietários rurais para controle de proliferação de javaporcos (híbridos de javali e porco doméstico) em suas terras, “…não seria lógico que os vigilantes das empresas de segurança privada contratadas para prover a segurança dessas mesmas propriedades fossem impedidos de dispor, também, de armas de igual potência de fogo”.
(Da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Senado)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Homem é morto a facadas na frente do filho de 2 anos em São Félix do Xingu
- Mulher é morta com tiro em Ourilândia do Norte e principal suspeito é capturado em flagrante
- Deputado Torrinho celebra investimentos feitos em São Félix do Xingu após extensa agenda do governador Helder Barbalho no município
- Banda Forró Nois RAAMM comunica a saída de Olezio Magro