Valber Milhomem (PSB), ex-prefeito de Bannach, no Sul do Pará, está apto a concorrer nas eleições deste ano. E confirma a pré-candidatura ao cargo de prefeito. Uma recente campanha de desinformação e difamação aponta que ele estaria inelegível. No entanto, desde dezembro do ano passado, a pena de um processo iniciado em 2016 foi extinta. A decisão foi do juiz da 60ª Zona Eleitoral, Edivaldo Saldanha Sousa, após parecer favorável do Ministério Público Eleitoral pela extinção de punibilidade.
O processo de Valber Milhomem está registrado sob o número 0000319-13.2016.6.14.0000. Na sentença do juiz eleitoral Edivaldo Saldanha Sousa, consta “…Por todo o exposto, JULGO EXTINTA A PUNIBILIDADE DE VALBETANIO BARBOSA MILHOMEM”. O parecer favorável foi do promotor de Justiça Franklin Jones Vieira da Silva, que também requereu o arquivamento do processo. Ainda no parecer do Ministério Público, foi solicitado que quaisquer registros sobre a ação não constem no histórico do ex-prefeito.
Em 2016, Valber foi acusado de coação para obter votos. A denúncia foi feita por um servidor da prefeitura de Bannach. Nas eleições de 2020, Valber teve o registro de candidatura impugnado por conta do processo. O ex-prefeito conseguiu a suspensão condicional do processo e então em 11 de dezembro de 2023, a extinção da punibilidade e arquivamento do processo foram asseguradas pela Justiça Eleitoral, tornando o pré-candidato elegível para este ano.
A desinformação envolvendo o nome de Valber Milhomem é crime passível de punição.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Suspeito de estelionato contra locadora de veículos de Canaã dos Carajás é interceptado em Redenção, na BR-155
- Seduc garante reformas em escolas estaduais de Ourilândia do Norte, Tucumã e Redenção, no sul do Pará
- Deputados aprovam projeto de lei que restringe “saidinha” de presos; texto vai à sanção presidencial
- ALERTA: golpes envolvendo a Caixa, Banco Central e ‘Valores a Receber’ se espalham no Sul do Pará