sexta-feira, 19 de julho de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Acampamento de Astronomia em Redenção proporciona aula prática diferente a alunos e professores

Projeto fez parte do programa de ensino de Ciências da Natureza da Escola Estadual de Ensino Médio Maria Benta Oliveira de Sousa, seguindo as propostas do Novo Ensino Médio
Professores fizeram várias atividades prévias para levar os alunos ao campo. Para alguns educadores, também foi uma aula (Foto: Agência Pará)

Para encerrar o semestre, a Escola Estadual de Ensino Médio Maria Benta Oliveira de Sousa, em Redenção, no sul do Pará, promoveu uma aula prática bem diferente: um acampamento de Astronomia para 120 estudantes do ensino médio e 12 professores. Os participantes participaram de uma roda de conversa, visualização de corpos celestes a olho nu, astrofotografia e observação com telescópios.

Para execução do projeto, os professores se reuniram previamente com os alunos, construíram telescópios e fizeram treinamentos noturnos para visualização e identificação de estruturas cósmicas. Depois dessa etapa, foi organizado o acampamento em uma fazenda da região, a 50km da sede do município.

Os alunos e professores tiveram uma aula bem diferente para aprender sobre Física, Química e sobre como entender e estudar o universo (Foto: Agência Pará)

 

O projeto foi pensado a partir do Planejamento Anual do Projeto Integrado de Ensino (PIE) de Ciências da Natureza do Novo Ensino Médio da escola. Professores de biologia, física e química se reuniram para montar o cronograma semestral sobre os conteúdos que trabalham a formação da terra e os astros no universo. Nesse sentido, foi feita a proposta de criar o projeto Acampamento de Astronomia.

“O acampamento proporcionou aos alunos repensar como olhar o céu. Com a realização do projeto, eles puderam sair dos muros da escola, estabelecendo novos conceitos para ocorrer o ensino-aprendizagem. Para mim, como professor, foi muito gratificante poder levar esses alunos à prática”, disse o professor de química Edson Alves, organizador do passeio.

LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:


(Da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Pará)

Nos siga no Facebook e no Instagram!