domingo, 3 de março de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Mais de 10 mil pessoas acompanham a Folia de Reis em Tucumã numa jornada de música e religiosidade com total apoio da prefeitura

Mais uma vez a Folia de Reis teve total apoio da prefeitura de Tucumã, na gestão do prefeito Dr. Celso Lopes, que confraternizou com os foliões e segue investindo em cultura, lazer e preservação das tradições da terra
Cerca de 10 mil participaram da jornada cultural e religiosa de sete dias pela zona rural de Tucumã (Foto: Fato Regional)

Em Tucumã, no sul do Pará, mais de 10 mil pessoas participaram da Folia de Reis, como estimou a prefeitura municipal, que mais uma vez deu total apoio à festividade. A festividade durou sete dias e os foliões percorreram cerca de 200 quilômetros pela zona rural do município, passando de casa, recriando, num espetáculo musical católico, a jornada dos Três Reis Magos para anunciar o nascimento de Jesus e o encontro com o messias.

A Folia de Reis é um espetáculo a céu aberto, que reúne dança, música, teatro e religiosidade (Foto: Fato Regional)

Durante a Folia de Reis, são cantadas e tocadas músicas que relembram a visita dos três reis magos ao menino Jesus, com uso de instrumentos populares como viola, acordeão, reco-reco, violão, tambor, pandeiro, caixa e bumbo. Além disso, são feitas várias danças em celebração ao nascimento de Jesus e o seu encontro com os três reis magos. A tradição é conhecida em outros estados brasileiros e tem forte presença na região sul do Pará.

Além de uma missa, um churrasco foi promovido para celebrar a conclusão da Folia de Reis de Tucumã 2024 (Foto: Fato Regional)

Em meio à caminhada, foi realizada uma missa. O encerramento teve um churrasco em celebração, na propriedade de dona Marly. Vários artistas locais participaram da parte musical da Folia de Reis de Tucumã. A festividade contou com apoio da prefeitura municipal.

“Desde que a Folia de Reis começou em Tucumã, nós temos apoiado. Chegamos ao final, com uma festa linda e dando apoio não só à festividade, mas principalmente cultura e tradição do nosso povo, da região sul do Pará. Valorizamos e respeitamos todas as religiões e resgatando as culturas e tradições da terra”, disse o prefeito de Tucumã, Dr. Celso Lopes (PSDB).

O prefeito Dr. Celso agradeceu a participação da população e confraternizou com os foliões no encerramento da Folia de Reis de Tucumã (Foto: Fato Regional)

Ao longo de 2023, a gestão do prefeito Dr. Celso fez investimentos históricos na recuperação das vicinais, para garantir a mobilidade de moradores da zona rural. E ainda, em cultura e lazer, o que ele defende ser importantíssimo para a movimentação da economia e para a qualidade de vida da população. Essa foi uma das razões para Tucumã entrar para o Mapa do Turismo Brasileiro.

Mais uma vez o prefeito Dr. Celso reforçou a importância do investimento em cultura e preservação das tradições (Foto: Fato Regional)

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!