domingo, 3 de março de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Folia de Reis de Tucumã 2024 vai percorrer 200 km na zona rural e tem apoio da prefeitura

A gestão do prefeito Dr. Celso segue investindo em cultura como forma não só de preservar as tradições da cidade, mas também de aquecer a economia
A Folia de Reis de Tucumã 2024 vai percorrer 200 km, ao longo de 7 dias, para recriar a jornada dos Reis Magos para anunciar o nascimento de Jesus (Foto: Ascom PMT)

A Folia de Reis de Tucumã 2024 já começou. Essa é uma das tradições católicas mais longevas da região sul do Pará e que também ocorre em Ourilândia do Norte. Ao longo de sete dias, os foliões devem percorrer 200 quilômetros pela zona rural do município, passando pelas casas e recriando a jornada dos Três Reis Magos da Bíblia, anunciando o nascimento do menino Jesus. O evento tem total apoio da prefeitura, na gestão do prefeito Dr. Celso Lopes (PSDB).

A saída da Folia de Reis de Tucumã neste ano foi da casa do senhor Erison Bernardo e da esposa dele, Dona Letícia, na vicinal Jabuti. Eles são foliões desde o ano 2000 e para eles foi uma honra ser o ponto de partida da festividade. O próprio anfitrião pegou no violão para as músicas que cercam toda a fé da tradição.

“Estamos realizando um sonho de ter nossa casa sendo o ponto de partida da Folia de Reis e dando a oportunidade de não deixar morrer essa tradição tão bonita”, disse o seu Erison. Dona Letícia reforçou: “Ser folião requer muita vontade e fé e ficamos felizes em ver a população gostando da festa que está tendo todo esse apoio na logística pelo prefeito Dr. Celso e a Prefeitura de Tucumã”.

Ao longo de 2023, a gestão do prefeito Dr. Celso fez investimentos históricos na recuperação das vicinais, para garantir a mobilidade de moradores da zona rural. E ainda, em cultura e lazer, o que ele defende ser importantíssimo para a movimentação da economia e para a qualidade de vida da população. Essa foi uma das razões para Tucumã entrar para o Mapa do Turismo Brasileiro.

Seu Erison e Dona Letícia, foliões desde o ano 2000, ficaram felizes em abrir a casa para ser o ponto de partida da Folia de Reis de Tucumã 2024 (Foto: Ascom PMT)

(Da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!