A Polícia Federal prendeu um servidor do INSS de Ourilândia do Norte, no Sul do Pará, nesta quarta-feira (15). Havia um mandado de prisão contra ele por provocar danos à agência do órgão federal no município e ameaçar outros servidores. Há suspeita de que ele tenha transtornos mentais, que estão sob investigação multidisciplinar. Ele também já havia provocado estragos na agência de Marabá.
“O investigado, afastado de suas funções por decisão judicial, descumpriu medidas cautelares de proibição de acesso e de frequência às agências do INSS em Ourilândia do Norte. Ele também estava proibido de manter contato e de ficar a menos de 30 metros dos servidores que havia ameaçado. No dia 31 de janeiro deste ano, ele havia sido alvo de mandado de busca e apreensão por já ter depredado duas agências e ameaçado servidores do órgão”, informou a PF.
Tanto a PF quanto o INSS informam que o servidor já teria sido responsável por danos e ameaças dezembro de 2023 e em janeiro e fevereiro deste ano. O Fato Regional acompanhou o caso de fevereiro, que motivou o presidente da Subseção Tucumã da OAB-PA, Luciano Corado, a solicitar medidas ao INSS para evitar prejuízos ao público. A agência de Ourilândia do Norte é a única da região da PA-279.
Ainda segundo a PF, “…o servidor responde a Processo Administrativo Disciplinar (PAD), já estava afastado de suas funções e havia assinado intimação de ciência das determinações da Justiça”. Ele está à disposição do Poder Judiciário.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Banda Kassikó retorna aos palcos do Brasil celebrando 25 anos de história e sucessos
- PF investiga organizações criminosas em 11 estados; no Pará, alvos estavam em Tucumã, São Félix do Xingu, Redenção e Xinguara
- Projeto de lei contra o MST e ocupações de terras deve ser votado na Câmara dos Deputados nesta semana