quarta-feira, 24 de abril de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Redenção e Xinguara inauguram parlatórios virtuais para comunicação entre advogados e presos

Projeto havia sido adiantado pelo Fato Regional, no início de fevereiro, após parceria firmada entre a OAB-PA e a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), durante o IV Colégio de Presidentes de Subseções. Há propostas para a criação de mais parlatórios nas regiões sul e sudeste do Pará.
Com os novos parlatórios em Xinguara e Redenção, advogados na região sul do Pará terão mais facilidade, mesmo quando em trânsito, para garantir as reuniões com os clientes custodiados no sistema prisional paraense (Foto: Divulgação / Agência Pará)

Uma parceria entre a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e a Ordem dos Advogados do Brasil Seção Pará (OAB-PA) resultou na inauguração de dois novos Parlatórios Virtuais: um em Redenção e outro em Xinguara, no sul do Pará. São espaços equipados computadores, câmeras e sistema de som para permitir o contato, a distância, entre advogados e clientes que estejam presos. Isso aumenta a segurança das unidades prisionais e garante o direito do apenado de falar com quem o representa judicialmente.

O titular da Seap, Marco Antonio Sirotheau Corrêa Rodrigues, afirma que o órgão está investe na capacitação e segurança de servidores e o atendimento aos advogados. “O Sistema Planner, gerenciado pela própria Secretaria, atualmente conta com mais de 7 mil advogados cadastrados. No ano de 2023, foram registrados mais de 76 mil agendamentos, sendo 9.170 virtuais”, disse. O Fato Regional já havia adiantado a notícia após o termo de cooperação entre a OAB e a Seap ter sido firmado no IV Colégio de Presidentes de Subseções. Possivelmente, outros parlatórios deverão ser inaugurados e há expectativa de criar novos na região da PA-279.

Agora, além de Xinguara e Redenção, advogados poderão fazer uso dos Parlatórios Virtuais em Belém, na sede da Seap e nas subseções da OAB de Marabá, Barcarena, Altamira e Santarém. Marcelo Mendanha, presidente da OAB em Redenção,  afirma que o serviço oferecido pela Seap vai facilitar o trabalho dos advogados que possuem clientes custodiados “Vai encurtar as distâncias, facilitar o serviço e eu tenho certeza que o trabalho da advocacia será muito melhor prestado”, avaliou.

O presidente da subseção Xinguara da OAB, Evandro Santana, celebrou a inauguração dos novos parlatórios. “Atenderá toda a advocacia de Xinguara e região, advogados em trânsito, evitando o deslocamento até as unidades prisionais da região e de todo o estado do Pará. Agradecemos ao secretário, toda sua equipe por em parceria com o OAB em implantar, instalar e deixar funcionando o parlatório, obra de muitíssima importância para toda a advocacia e toda a sociedade de várias regiões”, opinou.

Os equipamentos dos parlatórios virtuais já estão em funcionamento após as reuniões de apresentação formal, na noite da última quarta-feira (13).

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Pará)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!