sábado, 20 de julho de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Vale completa 50 anos de relacionamento com a China

O primeiro carregamento de minério de ferro da Vale para a China foi registrado em julho de 1973. Desde 2006, o país é o principal mercado dos minérios extraídos no Pará e demais estados do Brasil.
Atualmente, 60% dos minérios da Vale são comprados pela China (Foto: Liu Ce / Vale)

Há cinco décadas, em julho de 1973, a China recebeu o primeiro carregamento de minério de ferro extraído pela Vale. Passados 50 anos, o país se tornou o principal mercado dos minérios extraídos no Pará e demais estados brasileiro.

A Vale celebra este ano cinco décadas de relacionamento com a China. Esse primeiro carregamento de minérios ocorreu um ano antes do estabelecimento das relações diplomáticas formais entre Brasil e o maior país asiático e uma das maiores economias do mundo.

Cerca de 60% do minério de ferro da Vale atualmente é comprado pela China. No evento “50 anos de parceria com a China para um futuro sustentável”, em Xangai, foi inaugurando um novo capítulo dessa história.

No evento, Eduardo Bartolomeo, CEO da Vale, ressaltou o compromisso de longo prazo e as parcerias ao longo desses 50 anos, além de destacar que a Vale não apenas continuará sua busca pela prosperidade compartilhada, mas também se unirá à China para enfrentar as mudanças climáticas, um dos maiores desafios de nosso tempo.

“Esperamos que, com nosso portfólio mineral de classe mundial e soluções de minério de ferro de baixo carbono, como pelotas, briquetes, Tecnored e biocarbono, a Vale possa seguir apoiando seus clientes siderúrgicos em sua jornada de descarbonização, ajudando assim a China a atingir suas metas de mudanças climáticas”, disse Batolomeo

A comemoração contou com a presença de diversas autoridades, entre as quais Marcos Galvão, embaixador do Brasil na China, Augusto Souto Pestana, cônsul-geral do Brasil em Xangai, e Marcos Caramuru, ex-embaixador do Brasil na China, além de líderes chineses, como Yu Jianlong, vice-presidente do Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional (CCPIT), Zhou Xiaoyan, vice-presidente do Conselho de Promoção de Investimentos Internacionais da China (CCIIP), Wang Yingsheng, economista-chefe da Associação de Ferro e Aço da China (CISA) e Zhu Yi, vice-diretora da Comissão Municipal de Comércio de Xangai. Participaram ainda líderes e representantes de clientes, fornecedores e parceiros da Vale na China.

“Na nova era de desenvolvimento de produtos de alta qualidade que contribuem para a descarbonização, a Vale espera aprofundar continuamente sua relação com a China nas áreas de mineração sustentável e soluções de minério de ferro de baixo carbono”, diz nota da empresa sobre os 50 anos dessa relação da mineradora com a China.

(Da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!