Tucumã, no sul do Pará, entra para a lista dos municípios que aderiram ao programa estadual “Alfabetiza Pará”. A adesão ocorreu nesta semana. No evento de lançamento das ações na cidade, o prefeito Dr. Celso Lopes (PSDB) fez um discurso ressaltando a importância da alfabetização correta, da educação e dos avanços da gestão para dar mais condições de ensino e aprendizagem nas escolas da rede municipal.
“Nós temos procurado fazer sempre melhorias para a nossa educação. Nossa obrigação não só fazendo obras. Nossa obrigação humana de cuidar da nossa gente. Se tem algo que pode ser feito, não podemos fingir que a coisa não é com a gente. E graças ao povo de Tucumã, que acreditou em mim e deu a oportunidade de ser gestor deste município mais uma vez, vamos avançar muito na alfabetização. Às vezes, a criança até sabe ler, mas não sabe o que leu. Isso tem que mudar e é obrigação nossa fazer a mudança”, disse Dr. Celso
Lançado em fevereiro deste ano, o “Alfabetiza Pará” é um programa em regime de colaboração do Governo do Pará, por meio da Seduc, que auxilia os municípios no desenvolvimento dos alunos dos anos iniciais durante o período de alfabetização. A meta é garantir que os estudantes estejam devidamente alfabetizados até o segundo ano. O estado apoia com materiais, programas, recursos pedagógicos e investimentos nos municípios.
Aderir ao maior programa de alfabetização do Pará não foi a única marca da gestão do prefeito Dr. Celso Lopes na educação municipal. Várias escolas tiveram renovação completa do mobiliário escolar e aquisição de material didático e de suporte. Às famílias dos alunos em vulnerabilidade, o uniforme escola é doado. E ainda foram feitas reformas em creches e escolas, além do anúncio de licitação das obras em mais cinco escolas tanto da zona urbana quanto na área rural de Tucumã.
Veja quais as unidades já reformadas:
- Creche Chapeuzinho Vermelho
- Creche Deusa Rocha
- Creche Ana de Ângelis
- Escola Santo Antônio
- Escola São Leonardo
(Da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Ambulância suspeita é apreendida pela Sefa rumo a Água Azul do Norte
- Às vésperas do Círio, Belém sofre com fumaça de incêndio em lixão
- 123 mil famílias no sul e sudeste do Pará podem ter descontos na conta de luz; saiba como
- Cidades do sul do Pará terão total visibilidade do eclipse solar anular do dia 14 de outubro; veja quais e como ver